Cultura

20ª Goiânia Mostra Curtas, festival online, tem início nesta terça-feira

A abertura oficial acontece em 23 de novembro, a partir das 20h, pelo YouTube, com homenagem, bate-papo, exibição de filmes e pocket show

A abertura oficial da 20ª Goiânia Mostra Curtas, aberta ao público, será nesta terça-feira, 23 de novembro, a partir das 20h, pelo canal do Icumam no Youtube (youtube.com/icumam). A transmissão terá início com a homenagem à diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, em reconhecimento a sua relevância no setor do audiovisual. Serão exibidos três filmes dela pela plataforma digital InnSaei.tv (play.innsaei.tv): “República”, “Sem asas” e “Vaga carne”.

A programação segue pelo YouTube com bate-papo com a homenageada, mediado pela professora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa. O tema é “Transfigurações de um corpo-escritura”. O encerramento da noite será abrilhantado pelo pocket show intimista de violão e piano: “Cida Moreira convida Arthur Nogueira para o show É Preciso Cantar”.

A edição que celebra os 20 anos do festival Goiânia Mostra Curtas vai até domingo, 28 de novembro. Nos seis dias serão 86 filmes exibidos, divididos em seis mostras diferentes. Tem também debate, oficina, masterclass, aula e palestra. O guia com a programação completa está disponível em goianiamostracurtas.com.br.

Além do formato digital, a novidade neste ano é que o festival será exibido em todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Devido à pandemia, crise atual e falta de incentivos para o audiovisual, a 20ª Goiânia Mostra Curtas, de forma excepcional, está sendo realizada em novembro, totalmente online e com filmes convidados, sem mostras competitivas. O festival precisou passar por mudanças e ganhou versão mais enxuta e reduzida, mas não menos especial.

“No contexto em que vivemos, de desmonte cultural, falta de apoio e incentivo, a importância de se realizar um festival fica ainda mais clara. Foram batalhas travadas diariamente para que pudéssemos estar aqui hoje. O audiovisual segue lutando por si, em prol da cultura”, enfatiza a diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Programação – 20 Anos

Para celebrar as duas décadas da Goiânia Mostra Curtas, a partir do dia 24 de novembro (quarta-feira), o público poderá conferir as mostras comemorativas de 20 anos:  Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil.

Em seguida, tem a edição especial da Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Será um programa a cada dia.

A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra será exibida no dia 25 de novembro (quinta-feira) com curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

Todas as mostras serão transmitidas pela plataforma digital InnSaei.TV e ficam disponíveis até 28 de novembro (domingo). As informações completas podem ser consultadas no site do festival.

No dia 28 de novembro (domingo), às 17h, pelo YouTube tem o debate da Mostra Especial com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação é da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

O encerramento do festival será marcado pela homenagem à saudosa cineasta Adriana Rodrigues também pelo canal do Icumam. A confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola.

Atividades formativas

De forma aberta, o festival realizará no dia 24 de novembro, às 18h, a palestra “Produção de longas no Brasil: passado, presente e futuro”, com a produtora Vania Catani e mediação da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. Ela será transmitida pelo canal do Icumam no Youtube.

Nessa missão de promover a formação de profissionais, a 20ª Goiânia Mostra Curtas terá, ainda, nos dias 25 e 26 de novembro (quarta e quinta-feira), às 10h, a aula “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”, com a fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz. Já a oficina “Narrativas Documentais” será ministrada pelo diretor Cristiano Burlan nos dias 25, 26 e 27 de novembro, 14h.

Com o tema “Navegações Estéticas”, a cineasta documentarista Everlane Moraes abordará na masterclass no dia 26 de novembro, 18h, questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes, conduzindo os participantes a uma aproximação às questões que envolvem o universo da profissional e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. Os participantes inscritos na aula, oficina e masterclass acompanharão as atividades pela plataforma Zoom.

 

20ª GMC

 

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. De lá para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo