Brasil
Tendência

Centro de Odontologia em Goiás transforma vidas com mais de 19 mil procedimentos em 2023

Unidade recebe pacientes da capital e demais municípios, com tratamento integral em diferentes especialidades, por meio de regulação

O Governo de Goiás assegura, mensalmente, a melhoria da saúde bucal de mais de mil pessoas por meio do Centro Estadual de Odontologia Sebastião Alves Ribeiro (Coeg), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na capital. O atendimento, realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é integral e contempla diferentes especialidades odontológicas.

A diretora-geral do Coeg, Sônia Chicarolli Silveira, explica que o centro odontológico recebe pacientes de todo o estado, encaminhados por meio do Complexo Regulador Estadual. Ou seja, o usuário deve procurar, inicialmente, uma unidade básica em seu município, onde é avaliado por um profissional da área. Se houver necessidade, esse paciente é incluído no sistema de regulação e, ao surgir vaga, encaminhado para o Coeg.

Em 2023, o Coeg atendeu 14.285 usuários, que receberam 19.893 procedimentos nas especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e ortodontia prótese dentária – serviço intensificado também a partir do ano passado. Nesse período, o Coeg entregou 694 próteses dentárias totais e unitárias, beneficiando moradores de diferentes municípios.

As peças são produzidas por cinco técnicos lotados no laboratório da unidade. “A realização desse serviço proporciona felicidade e melhor qualidade de vida aos pacientes. Além de melhorar a mastigação e a questão estética, as próteses contribuem para a melhoria da comunicação”, sublinha a diretora-geral Sônia Chicarolli.

A dona de casa Rita Alves da Silva Rocha, moradora de Goiânia, foi uma das pacientes do Coeg que recebeu uma prótese dentária. Ela conta que antes apalpava a região próximo à boca e sentia que o rosto estava murcho, sem vida. “Eu ficava muito triste e sentia vergonha. Agora eu posso sorrir e voltar a passear, a ir para a igreja”, comemora.

Localizado na Rua 68, no Centro, o Centro Estadual de Odontologia atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. A maioria dos tratamentos é de média e longa duração. No caso dos aparelhos ortodônticos, por exemplo, esse período pode chegar a três anos. O Coeg conta com uma equipe de 42 odontólogos, que atuam em escala.

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo