Brasil

Retorno consciente dos eventos pós-pandemia e sua importância

A expectativa para 2022 é de que tudo esteja com 100% de funcionamento e de que as grandes festas voltem a acontecer

Da Redação

O fim do ano se aproxima e, apesar de já estarmos experimentando a normalidade novamente, é impossível não relembrar esses últimos dois anos. A pandemia chegou arrasando tudo que conhecíamos, perdemos pessoas, empregos, momentos, entre tantas outras coisas. Em meio as que nos foram tiradas, a volta dos eventos tem um significado maior. Segundo a produtora de eventos Anna Barros, as pessoas anseiam por viver experiências interrompidas, por confraternizar com amigos e familiares, e agora a hora chegou.

Desde outubro, as normas contra a disseminação do Covid-19 foram flexibilizadas e hoje já vemos todo o mercado de eventos de volta às atividades. Shows, exposições, cinemas, corridas de rua, feiras corporativas, enfim, o mercado de eventos de entretenimento e negócios retomou seus projetos com a presença de público e espera acelerar a atividade no próximo ano, com o avanço da vacinação e de autorizações do poder público. Um dos primeiros a parar na pandemia, o setor é agora um dos últimos a iniciar a recuperação.

A produtora de eventos Anna Barros diz que no segundo semestre de 2021 as coisas mudaram para quem vive desse mercado em Goiás, mas que espera um avanço em 2022. “Já estamos com uma demanda grande neste fim de ano, mas ainda estamos planejando como serão os nossos próximos passos. Por dependermos do avanço da vacinação e do poder público, ainda sofremos com algumas limitações”, diz. Ela ressalta ainda que o retorno consciente e seguindo todas as normas sanitárias é de extrema importância para o fortalecimento do mercado.

O estado de Goiás tem experimentado formatos maiores de eventos, os chamados eventos testes. A prefeitura de Goiânia autorizou recentemente o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima para 15 mil pessoas e os resultados foram positivos. “Esses testes são importantes, porque precisamos aprender a lidar com essa realidade”, analisa Anna. O ponto que chancelou essa decisão pela volta de grandes apresentações, foi o quanto elas movimentam financeiramente o mercado. Muitas pessoas dependem delas para sobreviver.

De acordo com a produtora, para que se faça uma análise justa sobre a retomada, é preciso que se entenda que a questão mexe com a renda de famílias diretamente e que o retorno tem simbolismos maiores. “Sabemos que a volta é inevitável, mas entendemos que o nosso papel vai além de promover eventos. É proporcionar o retorno do contato das pessoas, de inserir o público em momentos que ficaram marcados, é possibilitar o contato dos artistas com seu público e mais, criar memórias afetivas depois de um período tão difícil para todos”.

Estamos vivenciando, ainda, um período de atenção, as máscaras em uso, o distanciamento ainda sendo solicitado e os eventos corporativos também têm tido grandes demandas, com maior cuidado que os sociais, pois várias empresas e multinacionais criaram regras de viagens e realizações. Com tudo isso os eventos híbridos já são tendência e vieram para ficar, distribuir o número de convidados em presencial e virtual é o nosso novo normal. Esse formato já está nos acompanhando a quase 2 anos e tem trazido mais confiança às empresas com grande número de colaboradores ou para congressos com grandes números de participantes, permitindo assim, um retorno mais seguro”.

As festas de fim de ano impulsionaram o aumento dos eventos. Programações natalinas ocorrem em diversos lugares do Estado e as grandes festas de réveillon estão confirmadas. Anna Barros, ao lado do decorador Johnata Alves também participam de programações espalhadas por Goiânia. Eles são responsáveis pela decoração de quatro ambientes, dos seis disponíveis na Vila de Natal do Oscar Niemeyer. Em um dos ambientes, Anna produziu atividades como totem de fotos, monitoria para crianças, entre outras coisas.

A expectativa para 2022 é que tudo esteja com 100% de funcionamento. “Estamos trabalhando para oferecer muita alegria e com muita segurança. Com mais de 60% de pessoas vacinadas, conseguimos almejar dias cada vez melhores”, conta a produtora. Ela finaliza enfatizando a importância dessa movimentação do retorno consciente. Seja com a família, com amigos ou em grandes eventos, se cuide e tenha empatia. A partir daí, é só diversão, compartilhar amor, cultivar esperança e torcer por um 2022 mais próximo do normal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo