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5 estratégias para alavancar vendas no e-commerce em datas sazonais

Historicamente, datas comemorativas trazem bons resultados de venda para o comércio eletrônico. Esses resultados podem ser potencializados quando as estratégias de venda são planejadas com antecedência. Com a proximidade da Black Friday e do Natal, varejistas virtuais devem estar preparados para atender a demanda do mercado, impulsionar os negócios e lucrar mais.

1. Faça um planejamento

Antes de iniciar qualquer ação de vendas, é necessário investir em um planejamento estruturado e implementá-lo para atingir o público alvo. No e-commerce, esse planejamento deve levar em conta princípios básicos como tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas.

2. Invista em promoções

A Black Friday, assim como outras datas sazonais, é um período em que os consumidores estão mais dispostos a comprar e gastar. Implementar ações promocionais para atrair esse público é fundamental em uma estratégia de sucesso. Existem diversas formas em que as promoções podem ser aplicadas, como combos “compre um, leve dois” e descontos cumulativos. A melhor opção vai depender do tipo de segmento e público alvo do produto.

3. Ofereça frete grátis e frete expresso

Uma preocupação frequente para quem busca algum produto durante datas sazonais é o custo do frete e o prazo de entrega. Proporcionar boas condições de entrega certamente traz vantagens promissoras para as vendas.

Para oferecer o frete expresso, busque parceria com alguma transportadora ou companhia de motoboys que tenha condições de fazer a entrega no tempo estipulado.

4. Divulgue seus produtos

Encontrar o público que vai adquirir o produto comercializado, às vezes pode ser uma das tarefas mais complexas no processo de venda. No entanto, por meio da divulgação, isso pode ser realizado de forma eficiente e assertiva. São diversas alternativas disponíveis, como contratar algum influenciador e impulsionar publicações nas redes sociais.

É importante definir o quanto se pode investir em divulgação, além de estipular por quanto tempo essa divulgação será realizada. É válido ainda fazer uma reserva de orçamento para o caso de imprevistos, em que seja preciso redirecionar as ações.

5. Atente-se ao pós-venda

Depois de todo o trabalho de divulgação e marketing, é importante não descuidar do pós-venda. Para realizar esse processo de forma efetiva, pode-se utilizar e-mails marketing, envio de novas promoções, cupons de desconto, entre outras ações. Dessa forma, as chances de fidelizar o cliente e ter outras vendas de sucesso, inclusive nas próximas datas sazonais, serão mais certeiras.

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