Brasil

5 novidades para o Pix em 2022

Em pouco mais de um ano em funcionamento, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, já possui mais de 115 milhões de usuários e 1,2 bilhões de transações – número que supera as operações com boletos, TEDs, DOCs e cheques, juntas. Mais da metade das empresas, principalmente no varejo, já adotaram o sistema que tem caído, cada vez mais, no gosto da população.

Agora em seu segundo ano de vida, o Pix apresentará novidades em 2022. Serão 5 grandes etapas para a nova tecnologia bancária, que vai facilitar ainda mais a vida dos usuários e trazer muitos outros benefícios para o comércio:

Pix Garantido: irá permitir o parcelamento dos pagamentos (como um cartão de crédito), bem como agendar pagamentos, por meio do Pix.

Pix Aproximação: o mesmo recurso que existe hoje para o QR Code ao aproximar o celular da máquina de cartão, será utilizado também para o pagamento via Pix.

Pix Débito Automático: contas de consumo, como água, luz e telefone, poderão ser programadas para pagamento automático com Pix.

Pix Offline: o Bacen informou que existem três tipos de tecnologias sendo testadas, uma delas o QR Code offline, onde somente uma “pessoa” necessita estar conectada a uma rede. O processo ainda segue em avaliação.

Pix Internacional: O Bacen já conversa com países como Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas a partir da ferramenta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo