Aparecida
Tendência

Violência contra crianças assusta Aparecida de Goiânia

Irmãs deixadas pela mãe em ao lixo na própria casa, engrossam estatísticas de violação de direitos humanos no Brasil

Um novo drama envolvendo o abandono de crianças chamou a atenção da opinião pública nos últimos dias. Em Aparecida de Goiânia, uma mãe acabou presa por deixar três crianças sozinhas em situação degradante no Setor Comendador Walmor.  A situação das três irmãs, de 12, 10 e 7 anos, chama a atenção para o crescente número de casos de maus tratos e abandono de incapaz de crianças no país.

O Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), divulgado no primeiro trimestre deste ano, registou 121,5 mil denúncias de maus tratos pelo Disque 100, tendo as crianças e adolescentes como o grupo mais vulnerável atingido.

O disque 100 registra agressões contra idosos, mulheres, pessoas com deficiência, e outros 13 tipos de violências do gênero. Mas os casos contra crianças e adolescentes correspondem a 36,4% (51.979) das denúncias, e os ataques à integridade física lideram essas queixas.

No caso das três irmãs de Aparecida, a Polícia Civil (PC) encontrou junto com as meninas alimentos cobertos de insetos, restos de comida espalhados pela casa, objetos cortantes à mostra, entulhos amontoados e peças de roupas sujas esparramadas.

Na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Aparecida, a mais velha, de 12 anos, afirmou que frequentemente ficava sozinha com as irmãs. A mãe, de 30 anos, alegou às autoridades estar sem tempo para cuidar da higiene da casa. Apesar de negar o crime, a mulher foi autuada por abandono de incapaz e maus-tratos.

Em Goiânia, há menos de um mês, outra mãe também havia sido presa pelo mesmo motivo no setor Negrão de Lima. Os casos têm em comum a situação em que as crianças se encontravam – em ambiente insalubre e sem condições humanas de habitação. Neste caso, as crianças, eram de 1, 2 e 5 anos de idade,  e estavam acompanhadas apenas de um adolescente de 16 anos. A casa foi encontrada muito suja, com cerca de cinco meses sem limpeza. A  mãe também foi presa.

Canal de denúncia

No Disque 100, o número de denúncias de violência registradas em 2022 envolvendo menores de idade, representou 49% do total das ligações atendidas no canal disponibilizado pelo Governo Federal. Dos 1.862 casos, 918 foram para falar sobre situações que envolvem violação dos direitos humanos.

Também pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008, podem ser enviadas imagens, vídeos e documentos que reforcem a denúncia, os dados são sigilosos. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção, pois o atendimento é ativo por 24 horas.

Repórter: Ana Paula Arantes

Leia a edição impressa desta segunda-feira

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo