Entretenimento

9º Festival Cultural do Brasil em Viena tem 7 artistas goianos selecionados

O Festival Cultural do Brasil, evento organizado pela Associação PAPAGAIO, acontece uma vez por ano em Viena, capital austríaca. Desde 2013, ano em que tudo começou, a iniciativa conta com o apoio do Weltmuseum Wien e vem crescendo e se destacando como o maior evento da cultura do Brasil na Áustria.  Em tempos de pandemia, o formato do Festival vem sendo adaptado e este ano de 2021 a programação se inicia dia 06 de junho e encerra dia 30 de novembro.

Nesta edição, sete dos 42 artistas selecionados para o Salão de Artes do festival são goianos, o que mostra a projeção da arte plástica produzida em Goiás para além das fronteiras do Estado. São eles:  Pedro Galvão, Helena Vasconcelos, Helenilce Gusmão, Pri Oliete, Randes Silva, Sandra Aloísia e Kettly Férnandes.

Segundo a idealizadora e organizadora do evento, Vanessa Noronha Tölle, realizar o festival de forma digital requer muita organização e foi feito um estudo como seria possível apresentar ao público um evento com tantas ações sem ficar cansativo. Assim, o Festival foi estruturado em diversas Mostras em meses diferentes para que o público possa desfrutar da diversidade cultural do Brasil de forma ainda mais intensa e aproveitar cada momento que será apresentado.

Durante os meses citados, serão apresentadas mostras de artes visuais, cinema, dança, gastronomia, literatura, música, e uma programação voltada também ao público infantil.

Os Brasis

O tema deste ano é “Os Brasis”!  Sim, Brasil no plural, pois a  pluralidade deste país de tamanho continental é grandiosa. Representantes de cada região do Brasil estarão participando do palco virtual, dos painéis de debates e no dia 30 de novembro, Vanessa nos conta que tem uma programação presencial que está sendo preparada e que acontecerá no Weltmuseum, a depender das regras que estiverem sendo aplicadas no período.

Serão mais de 200 pessoas envolvidas neste ano de 2021 e o mundo poderá acompanhar este magnífico evento de onde estiver pois o digital chega pra democratizar eventos como este que muitas vezes ficava restrito ao público local.

Salão de Artes

A primeira mostra a ser aberta será a de Artes Visuais que conta com a curadoria da organizadora do evento e tendo como projetista 3D, Ronaldo Sobrinho. A Mostra conta com 42 artistas participantes e homenageia Ciro Fernandes, xillogravurista brasileiro.

No espaço virtual de artes o Festival contará com a exposição de 30 fotos do fotógrafo austríaco Mario Baldi – acervo inédito de fotografias do Weltmuseum.
Cinema

A mostra de cinema Lugar de Mulher é no Cinema fará parte da IX edição do Festival e conta com a curadoria da Josi Varjão a mostra já acontece no Brasil há 4 anos e chega a Europa através do Festival. O ponto desta mostra é que foram selecionados filmes com a direção de mulheres . Serão 26 filmes com temas importantíssimos com parceria entre a PAPAGAIO e as produtoras: Segredo Filmes, Olho de Vidro e Salamandra.

Dança

Em julho vem a mostra de danças que conta com a parceria de companhias brasileiras tais como: Tangará, Arte sem Fronteiras, Asflagi, C.F. Arte Nativa, Movearte.

Gastronomia


Agosto vem com muito gosto! A Mostra de gastronomia conta com a curadoria do Chef maranhense Rafael Bruno e do  Victor Barros do Cooking Portugal.

Artesanato

Setembro é o mês dedicado ao Artesanato, outubro vem com uma programação infantil onde teremos a participação da Cantora Analu Sampaio  e um show da Camerata Caipira e também diretamente da Amazonia As Cunhãs. Contação de histórias e um debate sobre literatura vem sobre a curadoria de Luciana Marinho Albrecht, da Sorrisos editora.

Literatura

Novembro teremos a Mostra de literatura para adultos com mais de 30 autores participantes e quem assina a curadoria da mostra é a Hero Ricken da editora H. Ricken.

Como podemos ver, a programação é mesmo pluralizada e dentro do tema os Brasis!

Muita música também acontecerá no palco virtual.

Conheça as redes sociais dos artistas goianos
@helenavasboaretto
@helenilcegusmao
@kettlyfernandes.artes
@pedrogalvaoarts
@prioliete
@randes_silva
@s.aloisia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo