BrasilNotícias
Tendência

Aberto prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024

Receita tem expectativas de receber pelo menos 43 milhões de declarações, quase dois milhões a mais em comparação ao último ano

Começou nesta sexta-feira (15) a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023). O prazo para envio da documentação vai até o dia 31 de maio. A Receita Federal tem expectativas de receber 43 milhões de declarações, sendo dois milhões a mais em comparação ao último ano, quando recebeu 41.151.515.

O download do programa gerador do IRPF 2024 já está disponível para contribuintes com conta no nível prata e ouro no Portal Gov.br desde terça-feira (12). Para os demais, o programa foi liberado às 8h da manhã desta sexta-feira.

A declaração pode ser enviada pelo aplicativo da Receita para smartphone, ou por meio do portal online. 

A Instrução Normativa (IN) da Receita Federal, que trata sobre as regras do IRPF 2024, foi publicada pelo Ministério da Fazenda no começo do mês de março. Nela destacam-se a atualização dos valores dos rendimentos tributáveis, isentos, receita de atividade rural, posse ou propriedade de bens, além da nova obrigatoriedade para titularidade de trust e, ainda, a possibilidade de atualização de bens no exterior.

Com as alterações, cerca de 4 milhões de brasileiros devem ficar isentos do Imposto de Renda. Devido a elevação do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$30.639,90.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo