MundoNotícias

Papa Francisco faz críticas à “crueldade na Ucrânia”

Declarações feitas em maio foram publicadas na revista Civita Cattolica nesta terça-feira, 14 de junho

Em meio ao terror em que o conflito entre Rússia e Ucrânia vem se tornando, o líder religioso da igreja Católica, Papa Francisco fez uma série de críticas à situação. Contudo, ele foi especialmente duro com o país de Vladimir Putin. No texto revista Civita Cattolica, ele diz que as  tropas Russas foram brutais, cruéis e ferozes e que a invasão violou o direito de um país à autodeterminação.

Embora tenha sido publicada nesta terça-feira, 14 de junho, a entrevista foi realizada no mês passado com editores da mídia jesuíta, quando ele definiu os ucranianos como “corajosos” e os russos como ferozes. “Não devemos esquecer os problemas reais se queremos que eles sejam resolvidos”,  pontuou Francisco.

A matéria ainda ressalta o fato dos ataques perdurarem mais que o esperado e a superação do povo ucraniano. “O russos pensaram que tudo terminaria em uma semana. Mas eles calcularam mal. Encontraram um povo corajoso, um povo que luta para sobreviver e que tem um histórico de luta”.

Mais trechos da entrevista:

“Isso é o que nos move: ver tamanho heroísmo. Eu realmente gostaria de enfatizar este ponto, o heroísmo do povo ucraniano. O que está diante de nossos olhos é uma situação de guerra mundial, interesses globais, venda de armas e apropriação geopolítica, que é martirizar um povo heroico”, afirmou.

“Mas o perigo é que só vemos isso, o que é monstruoso, e não vemos todo o drama que está se desenrolando por trás desta guerra, que talvez tenha sido de alguma forma provocada ou não impedida”.

“Aqui, porém, a situação é ainda mais complexa devido à intervenção direta de uma ‘superpotência’ que visa impor sua própria vontade, violando o princípio da autodeterminação dos povos”, disse.

Com informações da Agência Brasil e portais internacionais de notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo