Notícias

Academias ao ar livre dos parques de Goiânia serão interditadas

Medida está sendo tomada em virtude do grande número de pessoas que desrespeitam a orientação para não utilizar os equipamentos, o que coloca em risco a saúde de todos

Desde o mês de março, a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás deram início a uma série de medidas para enfrentamento à pandemia. Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, essas ações estão focadas em evitar a aglomeração de pessoas em locais públicos e privados. Entretanto, pequena parte da população ainda está relutante no cumprimento de algumas determinações.

Uma das medidas definidas em decreto, tanto estadual quanto municipal, e que vem sendo desrespeitada por parte da população, é a concentração em parques da cidade e a utilização das academias ao ar livre desses espaços para a prática de atividades físicas. Essa prática é fortemente rejeitada pela OMS devido ao grande risco de contaminação, tendo em vista que os equipamentos são compartilhados, inclusive por pessoas assintomáticas à doença, que, sem saber, podem contaminar os equipamentos e transmitir a outros usuários que poderão infectar outras pessoas, contribuindo para a disseminação geométrica da doença.

Assim, para evitar maior contágio e propagação do vírus na cidade, a Prefeitura de Goiânia, em conjunto com o Governo de Goiás, iniciará nesta quarta-feira, 8/04, o isolamento das academias ao ar livre localizadas nos parques da capital. Inicialmente, será dada ênfase àqueles que tem concentrado o maior índice de aglomeração de pessoas, como os Parques Flamboyant, no Jardim Goiás, Vaca Brava, no Setor Bueno, e Areião, no Setor Marista.

“Essa será uma ação conjunta dos órgãos municipais e estaduais de fiscalização e segurança que compõem o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). Desde o mês de março, eles têm realizado várias ações conjuntas buscando cumprir os decretos estaduais e municipais de combate a pandemia do coronavírus”, explica a secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Zilma Percusor Campos Peixoto.

Atualmente, Goiânia conta com cerca de 42 parques distribuídos em várias regiões da capital, sendo que 17 deles possuem equipamentos de ginástica. Esses parques devem receber, a partir dessa quarta-feira, visitas de agentes da Guarda Civil Metropolitana, de auditores fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SEPLANH), e da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) para isolamento dos equipamentos.

“Sabemos da importância e da necessidade que muitos possuem de realizar exercícios físicos e que, com a determinação para fechamento das academias privadas, muitos têm buscado outros meios. Infelizmente estamos enfrentando um momento incomum e que coloca em risco a vida de toda a população e, por esse motivo tanto a gestão municipal quanto a estadual, estão tendo que tomar atitudes mais severas. O que todos temos que ter em mente é que essas atitudes tem um único fim, e que é o mais importante, o de resguardar nossa população e defender a vida de cada um”, destaca a secretária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo