Notícias

Quatro empresas são autuadas em Aparecida por produção clandestina e comércio ilegal de Pneus Remold

Empresas poderão pagar uma multa cujo valor varia de R$ 754 a R$ 11 milhões


Suely Carvalho

Foto: PC GO

Visando conscientizar consumidores sobre a necessidade de se atentarem às condições de usados pneus colocados à venda no mercado, fator que pode acarretar sérios riscos à segurança e à vida dos motoristas, o Procon-GO em parceria com o Inmetro, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e Polícia Civil (PC), desencadearam uma operação de fiscalização em borracharias e lojas de pneus de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Foram desenvolvidas duas ações em conjunto entre os órgãos, a primeira em 3 de março, e a última na quarta-feira (9/3).

Um dos objetivos da operação é saber se as práticas de mercado destas empresas estão em conformidade com a lei e também verificar as condições e qualidade dos produtos novos e dos famosos “Remold”, que são pneus velhos reformados ou recapados.

Perante a lei o uso do pneu remoldado não é proibido, desde que atenda a critérios específicos das normas de segurança. Se estas não forem respeitadas podem colocar em risco a vida dos condutores e passageiros.

Visto que quando em circulação, o pneu aumenta de temperatura por conta do atrito com o asfalto e este calor excedente pode provocar o deslocamento da borracha, fazendo com que o motorista perca o controle da direção. Já quanto ao uso dos pneus remolds em motocicletas, a lei é ainda mais dura, ao proibir o uso, a fabricação e a venda dos mesmos.

E ainda de acordo com a Portaria nº 433 do Inmetro, pneus com data de fabricação superior a sete anos não podem ser reformados.

Se exceder esse prazo, os remold fazem ruídos fortes, atrapalham o balanceamento do veículo e afetam a qualidade da dirigibilidade, o que aumenta o risco de acidentes.

Um balanço da operação foi divulgado na sexta, 11, com apreensão de cerca de 8 toneladas de borracha, insumos vencidos e quatro fabricantes de pneus foram autuadas em Aparecida de Goiânia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo