Goiás Online

Ações na Justiça: risco de
tornar Marconi inelegível

Helton Lenine 

Problemas com a Justiça podem impedir o ex-governador Marconi Perillo (PSDB/foto) de levar adiante o seu projeto de disputar mandato à Câmara Federal em 2022. Além de responder a mais de 30 ações de improbidade administrativa, Perillo foi recentemente condenado em primeira instância por crime de caixa 2 nas eleições para o Senado em 2006.

Surpresa
O recuo da vereadora Valéria Pettersen em assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia produz nova crise entre Rogério Cruz-MDB.

Influências
A decisão de Valéria Pettersen de não ocupar cargo no Paço Municipal de Goiânia teve influência do prefeito Gustavo Mendanha e do presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela.

Exigência
Os seis vereadores do MDB e o deputado estadual Paulo Cezar Martins cobram de Rogério Marinho a nomeação de Henrique Alves para a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Goiânia.

Duas vezes
Arnaldo Leite (MDB) por duas vezes viu frustrada a tentativa de assumir cadeira na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, já que não se confirmaram as licenças de Valéria Pettersen.

Longa conversa
Daniel Vilela e Gustavo Mendanha tiveram uma demorada conversa presencial, esta semana, na residência do prefeito, em Aparecida, para avaliar o quadro político de Goiás e os rumos do MDB, incluindo a crise do partido com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

“Irmão”
No encontro, Mendanha disse a Daniel que não pretende disputar nada contra o colega de partido, a quem classifica como “irmão”.

Mesmo cargo
Nos bastidores especula-se que Gustavo Mendanha tem a pretensão de concorrer ao governo de Goiás, pelo MDB, mesmo projeto de Daniel Vilela.

Até a vice
Em um eventual acordo do MDB com o DEM caiadista, também cogita-se que Mendanha rivalize com Daniel a possibilidade de ser escolhido candidato a vice-governador.

Cassação
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deu parecer pela anulação dos diplomas dos vereadores goianienses Leia Klébia (PSC) e William Veloso (PL). O pedido pela cassação do mandato de Klébia partiu do PSol contra o PSC, pelo não cumprimento da cota feminina na campanha de 2020.

Clima tenso
Esvaiu-se a boa convivência entre o ex-ministro Alexandre Baldy e o deputado federal Adriano do Baldy com o deputado federal Professor Alcides, que se prepara para deixar o Progressistas.

Nova estrutura
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), trabalha para concluir a reforma administrativa ainda neste mês. O projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal com o objetivo de reestruturar as competências das secretarias.

Trocas
Rogério Cruz segue com alterações no secretariado para preencher o espaço deixado pelo MDB de Daniel Vilela. O Paço Municipal abre espaço para indicações de vereadores.

Gustavo e Mayara estão recuperados da Covid-19
Liberados pelas equipes médicas, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), e a primeira-dama, Mayara Mendanha, já se recuperaram da Covid-19. Os dois filhos também já superaram a doença. O pai de Mendanha, Léo Mendanha, faleceu no último dia 6, em São Paulo. Na foto, o casal faz caminhada no Morro Feio, em Hidrolândia.

RESUMO

O PT goiano realizou a live “PT Solidário” com a presidente nacional da executiva nacional, Gleisi Hoffmann. O evento serviu para arrecadar alimentos, álcool, máscaras e produtos de limpeza a serem distribuídos à população vulnerável.

Segue a saída de prefeitos dos partidos de oposição (PSDB, principalmente) em direção às legendas da base governista. Ausência no diálogo com lideranças e divergências em diretórios estaduais são as justificativas mais comuns.

O ambiente é tenso na Prefeitura de Aparecida de Goiânia por conta do elevado número de pretendentes à disputa de vaga a deputado estadual em 2022.

Secretário Tatá Teixeira (foto), de Articulação Política, recebe de partidos lista de suplentes de vereador que ainda não foram nomeados para cargos comissionados de 3º e 4º escalões na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo