Cultura

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso consolida a jornada de Miles Morales

Um filme visualmente deslumbrante que expande a mitologia do Homem-Aranha e reinventa a animação

“Através do Aranhaverso”, marca o segundo capítulo da trilogia e consolida a jornada pessoal de Miles Morales, o protagonista. Após cinco anos desde a estreia do primeiro filme, Miles retorna mais maduro e confiante, porém a rotina de vigilante cobra seu preço, envolvendo concessões, lutos e sacrifícios, algo comum no universo do Homem-Aranha.

O longa começa apresentando a história de Gwen Stacy em seu próprio universo, evidenciando que as provações fazem parte da trajetória de qualquer Aranha. A trama também introduz Miguel O’Hara e Jessica Drew, responsáveis por zelar pela integridade do multiverso como membros da Sociedade Aranha. Essa integridade é ameaçada quando a história retorna ao Brooklyn da realidade 1610 e revela que o vilão enfrentado por Miles pode representar uma ameaça para todo o multiverso.

“Através do Aranhaverso” equilibra a história de Miles com a de Gwen e outros personagens, promovendo uma expansão clássica da mitologia esperada nos segundos filmes de trilogia. No entanto, a trama não se torna uma continuação inchada, mas sim uma história que reforça uma das mensagens originais dos quadrinhos: qualquer pessoa, desde que tenha o infortúnio de ser picada por uma aranha radioativa, pode se tornar o “amigão da vizinhança” com propósito, valores e força de vontade. Mesmo com a presença de diversos Aranhas distintos, cada um com suas particularidades visuais, o filme os harmoniza em uma narrativa coesa. O inchaço da continuação se justifica dentro da trama e do arco dramático de Miles.

Para lidar com a quantidade de personagens em tela, o filme se torna um marco na animação, desafiando-se a oferecer uma experiência visual inovadora. As várias versões do Homem-Aranha recebem texturas e cores alinhadas aos quadrinhos, com traços que remetem a desenhistas específicos, proporcionando easter eggs para os fãs mais atentos. Cada universo também apresenta suas especificidades nos cenários, transformando o filme em um objeto em constante mutação. A adaptação a essa modulação durante as 2 horas e 16 minutos de duração exige o engajamento do espectador, e os momentos de calmaria proporcionam descanso visual, enquanto reforçam os laços familiares que são a base das narrativas dos Aranhas.

E, como sempre, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. A inclusão de tantos personagens-aranha na trama exige um olhar especial para a diversidade, e o filme incorpora essa necessidade de forma natural, ao mesmo tempo em que faz comentários engraçados sobre o assunto. “Através do Aranhaverso” se torna um marco na representatividade da cultura pop, não apenas por expandir massivamente e de forma eclética o elenco em relação ao primeiro filme, mas também por demonstrar consciência desse gesto, indo além das simples sinalizações de virtude.

Assim como seu antecessor, o filme acerta ao expandir seu universo ao limite e apresentar uma história pé no chão, mesmo em meio à desordem característica das narrativas multiversais. “Através do Aranhaverso” é uma obra de arte visual do início ao fim, transportando Miles Morales para uma prova que questiona a própria natureza repetitiva das jornadas de sacrifício dos super-heróis. Ao mesmo tempo, o filme vai além de ser apenas a história de um adolescente porto-riquenho do Brooklyn, exaltando todo o legado do personagem nos quadrinhos e nas telas.

Com uma trama emocionante e repleta de ação, “Através do Aranhaverso” honra a essência do Homem-Aranha ao destacar a importância de valores como responsabilidade, coragem e determinação. Ao trazer diferentes versões do herói em um mosaico colorido de estímulos visuais, o filme cativa os espectadores e os envolve em uma jornada emocionalmente impactante.

Em suma, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” é uma continuação que consolida a jornada de Miles Morales como Homem-Aranha e expande de forma habilidosa a mitologia do personagem. Com sua abordagem visualmente deslumbrante e narrativa envolvente, o filme é um marco não apenas na representatividade, mas também na forma como reinventa as possibilidades da animação e mantém a essência do herói aracnídeo vivo e vibrante.

Entenda a importância do Homem Aranha para o Universo MCU 

O Homem-Aranha, um dos super-heróis mais amados e reconhecíveis da Marvel Comics, teve sua entrada triunfal no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) em 2016, com sua participação especial em “Capitão América: Guerra Civil”. Desde então, o personagem tem sido uma parte essencial da narrativa em constante evolução do MCU, com uma trilogia solo e aparições em outros filmes do universo compartilhado.

Tom Holland é o ator que interpreta o papel de Peter Parker, o jovem estudante do ensino médio que se torna o amigão da vizinhança, o Homem-Aranha. A introdução do personagem no MCU foi um momento emocionante para os fãs de quadrinhos, que há muito esperavam ver o herói icônico interagindo com outros personagens populares da Marvel. A escolha de Holland para o papel foi amplamente elogiada por sua habilidade de capturar a essência de Peter Parker como um adolescente desajeitado, mas com um coração cheio de bondade e responsabilidade.

A trilogia do Homem-Aranha no MCU, composta por “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017), “Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019) e “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021), acompanha a jornada de Peter Parker enquanto ele lida com os desafios de ser um super-herói e equilibrar sua vida pessoal. Os filmes combinam ação emocionante, comédia leve e elementos de drama adolescente para criar uma experiência cativante.

Um dos pontos altos do Homem-Aranha no MCU é a interação com outros personagens já estabelecidos no universo cinematográfico. Desde sua estreia em “Guerra Civil”, o personagem compartilhou momentos memoráveis ​​com heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Doutor Estranho e outros. Esses encontros trouxeram uma dinâmica única para o Homem-Aranha, já que ele é frequentemente colocado ao lado de heróis mais experientes, permitindo um desenvolvimento interessante do personagem e criando oportunidades para cenas de ação empolgantes.

Além disso, o Homem-Aranha no MCU tem uma conexão próxima com o Universo Marvel em geral. A trama de “Longe de Casa” explorou as consequências dos eventos de “Vingadores: Ultimato” e a ausência de Tony Stark, o Homem de Ferro, na vida de Peter Parker. Isso adicionou uma camada emocional à história do personagem e mostrou sua jornada de crescimento e amadurecimento.

Outro aspecto notável é a representação dos vilões do Homem-Aranha no MCU. A trilogia apresentou antagonistas marcantes, como o Abutre, interpretado por Michael Keaton em “De Volta ao Lar”, e o Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal em “Longe de Casa”. Esses vilões foram retratados de forma complexa, com motivações convincentes, o que contribuiu para o sucesso dos filmes

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo