Entretenimento

Festival de MPB dedicado às mulheres selecionará sete cantoras goianas

Intitulado “O Sentir Delas”, projeto voltado para a valorização da arte feminina musical produzida no estado de Goiás recebe inscrições entre os dias 3 e 15 de março

Enaltecer o fazer artístico produzido e executado por artistas goianas, além de oferecer a essas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo. Esta é a proposta do projeto “O Sentir Delas”, um festival de Música Popular Brasileira exclusivo para mulheres que, entre os dias 03 e 15 de março, selecionará sete cantoras goianas para se apresentar no evento, que acontecerá de forma online.

Esta é a primeira edição do festival, que propõe a participação exclusiva de mulheres, desde cantoras, musicistas, técnicas e até mesmo curadoras, a fim de traduzir o sentir e o sentido de vibrar a arte expressa pela alma feminina. O evento também tem como proposta uma leitura moderna da MPB, com a presença da programação musical, do violão, do baixo e da percussão. Isso significa que cada cantora selecionada ou convidada fará sua própria releitura sonora de quatro músicas que melhor se identificam dentro desse universo, em um show com duração aproximada de 15 minutos.

“O Festival O Sentir Delas visa abrir caminho para que o público feminino consiga se posicionar como merece na sociedade, além de quebrar barreiras e preconceitos. Além do mais, a pandemia deixou essas mulheres artistas, técnicas e produtoras, que vivem de arte, em situação precária mediante ausência de trabalho e impossibilidade de atuação e de sobrevivência, portanto, não podemos deixar de empoderar e fortalecer iniciativas que deem suporte ao fazer artístico dessas mulheres”, ressalta a cantora e produtora Rainy Ághata, que idealizou o festival por meio de sua empresa Cereja do Cerrado Produções.

As artistas interessadas em participar do festival podem se inscrever pelo link https://forms.gle/GtYmagEEatRm2ub16. A seleção será realizada entre os dias 15 e 17, com curadoria das professoras de música Flávia Cruvinel e Gilka Martins, e o resultado será anunciado no dia 18 seguinte. As cantoras selecionadas receberão o cachê de R$ 1500 e deverão estar disponíveis para ensaios com a banda e gravação dos shows no Espaço Zabriskie, nas datas e horários agendados pela produção do festival. O projeto é viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Festivais e Eventos de Arte.

O Festival

O Festival “O Sentir Delas” será transmitido nos dias 17 e 18 de maio, de forma online, datas declaradas Dia de Combate à Homofobia e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, portanto, o evento também chamará atenção para os temas. Já como ação de acessibilidade, está prevista a transmissão em telão para as mulheres do Centro de Valorização à Mulher (CEVAM).

Além das sete cantoras selecionadas, subirão ao palco as artistas goianas convidadas Rainy Ághata e Sôila Steter. Todas estarão acompanhadas por banda formada por Isis Krisna, que é violonista, baixista, compositora, arranjadora e programadora musical, e também pela violonista Rebeca Barbosa e pela percussionista Amara Pinheiro.

A programação ainda contará com monólogo da atriz Ana Cristina, que soma mais de 35 anos de carreira. Dividida em duas partes, sua performance visa compartilhar, poetizar, discutir, refletir e expressar o que o sentir delas tem a transmitir. Durante a veiculação dos shows, as cantoras também estarão ao vivo no YouTube interagindo com o público.

Por fim, no mês de junho, uma roda de conversa com as cantoras selecionadas e as artistas convidadas debaterá “os desafios de ser artista numa sociedade patriarcal”, com transmissão online pelo canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo