Aparecida
Tendência

ALÉM DA IMAGINAÇÃO: A carta de Maguito Vilela para Mendanha

“Dei-lhe oportunidades que não pude oferecer nem a meu herdeiro na política, o Daniel Vilela”, poderia ter escrito para seu sucessor o melhor prefeito da história de Aparec

Nilson Gomes

E houve mais traições em Aparecida em 2021 que nos cem anos anteriores. A principal vítima da ingratidão foi a memória de Maguito.

O que o líder diria se estivesse aqui? Certamente, faria uma pergunta antiga, porém mais nova que esfaquear as costas dos amigos:

“Até tu, Brutus?

O Rogério Cruz eu nem conhecia, mas você foi 100% criado por mim.

Dei-lhe oportunidades que não pude oferecer nem a meu herdeiro na política, o Daniel Vilela.

Daniel foi vereador e não chegou a presidente da Câmara. Você foi vereador e alcançou a chefia do Legislativo.

Graças a quem? Sim, graças aos colegas que o escolheram e a mim, pois o apoiei. Só não se esqueça do tanto que o Daniel trabalhou por sua vitória.

Diversos integrantes do grupo desejavam concorrer à minha sucessão em 2016.

A aprovação popular gigantesca, fruto do esforço de muitos, sinalizava o favoritismo de quem lançássemos. Daniel insistiu em um nome, o seu.

E correu em busca de aliados. Enfim, viabilizou seu predileto. Internamente, houve choro e ranger de implantes e próteses. Sustentamos a indicação.

Você ganhou de mão beijada e limpa a direção da segunda maior cidade de Goiás.

Assumiu com tudo em dia, dinheiro em caixa, projetos aprovados em Brasília, recursos entrando sem parar.

Em Brasília, Daniel tinha influência no Palácio do Planalto com Dilma Rousseff e Michel Temer. Presidia o MDB e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Usou todo esse prestígio para trazer obras e benefícios aos lugares que representava, principalmente Aparecida.

Em 2019, começou por Daniel a articulação para eu concorrer em Goiânia, deixando livre o caminho para sua reeleição em Aparecida.

Saí de cena após contrair uma doença enquanto fazia campanha para mim na Capital e para você em Aparecida. Você foi correto comigo nos dias finais do primeiro turno e em todo o segundo, mas não está sendo com o Daniel. Foi eu sair e você procurou um jeito de abandonar quem mais acreditou em você, quem mais o ajudou, quem tornou possível até seus sonhos mais difíceis, sonhando junto e realizando unido.

Daniel mostrou-se maduro e hábil ao forjar no bronze uma aliança com o governador Ronaldo Caiado. Você demonstrou exatamente o contrário ao largá-lo na chapada.

Você tinha de apoiar a reeleição do Caiado não somente pelo que ele vem fazendo por Aparecida e por Goiás, mas pelo que o Daniel fez por você.

Daqui de cima, prefiro não crer no que tenho observado dessa política mesquinha de encontrar desculpa para justificar puxada de tapete voador. Optei por achar que é mentirosa cada frase:

é mentira que você não vai apoiar o Daniel,

é mentira que você se acoitou com gente má,

é mentira que você saiu do MDB presidido por seu irmão e agora busca uma sigla de aluguel para o enfrentar nas urnas,

é mentira que você queira atrapalhar os sonhos de quem fez tudo para realizar os seus.

Espero que tudo isso seja mentira.

A vida é um sopro, mas a traição é uma tempestade. Ninguém esquece punhaladas recebidas pelas costas.

Você não era disso.

Tomara que continue não sendo.

Ou naquele 13 de janeiro em que perdi a vida você perdeu algo tão precioso quanto, a gratidão?”

É uma interrogação que vai reverberar até nas comemorações dos 200 anos de Aparecida.

(Ass. Maguito Vilela)”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo