Aparecida
Tendência

ALERTA :26% dos casos de dengue em Aparecida se concentram em 10 bairros

Último boletim epidemiológico da SMS indica que a incidência da doença no município está em 1025,3 casos por 100 mil habitantes

Eduardo Marques

Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia revela que 26,08% das notificações de dengue se concentram em 3,2% dos bairros do município. Do total de 6.827 casos de dengue notificados em Aparecida este ano, 1.781 ocorreram em apenas 10 bairros da cidade. Os três setores com maior incidência de notificações da doença são Colina Azul, Buriti Sereno e Jardim Tiradentes que concentram 847 notificações.

Dados do último boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela pasta no dia 12 de novembro, apontam que 6.827 casos de dengue foram notificados entre janeiro e setembro de 2021, em Aparecida. Colina Azul é o bairro de Aparecida que apresentou o maior número de notificações de dengue no período, com 364. Em segundo lugar, está o bairro Buriti Sereno, com 298, seguido por Jardim Tiradentes, com 185. Em seguida, estão, Independência das Mansões (152), Jardim Olímpico (149), Setor Expansul (129), Madre Germana 1 (128), Setor Santa Luzia (118) e Vila Brasília (100). Atualmente, Aparecida é composta por 305 bairros.

As notificações de dengue ocorrem quando algum paciente vai até uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e relata sintomas da doença. De acordo com a SMS da cidade, as confirmações de casos notificados são concedidas por critérios clínicos epidemiológicos e mais de 80% dos casos notificados são confirmados no município.

Segundo o último boletim epidemiológico de dengue divulgado pela pasta, Aparecida confirmou 6.051 casos de dengue no período entre janeiro e novembro deste ano. O número representa 88,6% dos casos de dengue notificados na cidade.

Atualmente Aparecida apresenta coeficiente de alto risco de incidência de dengue, quadro identificado quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes. O último boletim epidemiológico da SMS indica que a incidência da doença no município está em 1025,3 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, a maior incidência de casos da doença nos bairros Colina Azul, Buriti Sereno e Jardim Tiradentes se deve ao intenso adensamento urbano, com maior concentração populacional nessas regiões. “Esses locais são bairros adensados com população mais acentuada, o que facilita que a transmissão ocorra de maneira potencializada”, declarou.

O coordenador de Vigilância Ambiental disse também que é muito importante que a população receba os agentes epidemiológicos em suas casas, para receberem orientações e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e o zika vírus.

“Neste momento, a incidência da dengue é alta no município e precisamos da parceria da população na eliminação do mosquito para que as outras doenças que são transmitidas pelo vetor não virem epidemias”, alertou.

Medidas preventivas

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) alerta para a necessidade de medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O Ministério da Saúde recomenda que a população realize frequentes varreduras em casa, para eliminar recipientes com água parada. Em menos de 15 minutos é possível realizar toda a higiene e limpeza necessárias para evitar que o mosquito se reproduza.

Outras medidas preventivas importantes é tapar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia. Além disso, deve-se manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela e manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

O Conasems alerta ainda que quando o foco do mosquito da dengue é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remoção desses possíveis criadouros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo