Aparecida

Alunos de Segurança Pública da Unifan visitam o CIT de Aparecida

A visita técnica que os alunos do curso de Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser realizaram na última quinta-feira, dia 16, ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida de Goiânia faz parte da programação curricular e, segundo o professor Mauro Sales, coordenador do curso, “essa atividade prática objetiva sobremaneira aproximar o acadêmico da realidade da segurança pública, vivenciando a rotina de seu dia a dia”.

Durante a visita, os alunos conheceram de perto todo o sistema de videomonitoramento da cidade, além de receber informações detalhadas sobre o Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Municipal. Na sala do GGIM, os acadêmicos puderam ver o quanto a tecnologia é importante no combate à criminalidade. O projeto contempla 650 câmeras espalhadas pela cidade, priorizando vias de evasão, avenidas de grande fluxo, portas de bancos e agências bancárias, porta de prédios da administração pública, unidades de saúde, escolas, praças e parques, e pontos de vulnerabilidades.

“O sistema de inteligência é capaz de identificar pessoas, fazer leitura de placas, comportamento e ainda reúne uma série de possibilidades de buscas, que facilitam muito o trabalho das forças de segurança pública que estão em campo”, explica o secretário executivo do GGIM, Hanleryo Arantes de Oliveira Matos.

A visita técnica foi acompanhada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, e pelo comandante da Guarda Civil, Weber Júnior. Durante sua explanação aos visitantes, o secretário disse que a palavra de ordem hoje na segurança pública é a integração entre as forças para redução da criminalidade.

Atualmente, fazem parte do corpo operacional do Centro de Inteligência Tecnológica de Aparecida, guardas civis municipais, Polícia Civil, agentes de Trânsito, servidores do Samu e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Fiquei surpresa ao conhecer a bem montada estrutura do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Municipal e o trabalho interligado da Guarda Municipal com os demais órgãos. Tivemos a feliz oportunidade de juntar os conhecimentos teóricos com a prática na segurança pública”, comentou a acadêmica Giovanna Lopes ao final da visita. (Da Redação / [email protected])

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo