Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
28 de Fevereiro de 2021

AMBEV apresenta a Esmera de Goiás, nova cerveja de mandioca que terá venda exclusiva no estado

Goiana demais da conta, a nova cerveja tem sabor e aroma suaves, prestigia a cultura e o jeito de ser do goiano, e valoriza a agricultura familiar e quilombola

Elaborada para brindar o que há de melhor do povo goiano, a Ambev apresentou à imprensa, em uma visita guiada na Cervejaria Anápolis, nesta terça-feira (8), o novo rótulo regional, já disponível no mercado local: a cerveja Esmera. A nova cerveja leva mandioca em sua composição e foi inspirada na identidade, costumes e tradições do povo de Goiás. O governador Ronaldo Caiado participou do evento.

Saborosa e refrescante, a Esmera de Goiás exalta a cultura goiana e contribui para o desenvolvimento do estado. A novidade promete aliviar os dias mais quentes e embalar boas conversas nos bares da capital e do interior. A Esmera já está disponível nos principais bares e mercados de Goiás.

“Esmera é uma adaptação de esmero, palavra que significa cuidado, capricho, perfeito. É com este sentimento que servimos a este povo forte e alegre um produto feito por goianos e para goianos”, destaca o gerente de marketing da Esmera, Leandro Thot.

O nome escolhido reflete a garra do goiano, que trabalha com dedicação para alcançar suas conquistas. Também faz referência à esmeralda – riqueza típica do Cerrado goiano e a cor das águas das cachoeiras da região da Chapada.

O rótulo leva tons de verde e dourado, elementos que remetem à riqueza da região, especialmente por valorizar a cultura e impulsionar a economia de locais que preservam a história, a exemplo da comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante. A logomarca destaca ainda as belezas naturais através das águas da cachoeira de Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros.

Com o lançamento, a nova cerveja busca presentear os consumidores goianos com uma nova opção que exalta a diversidade goiana por meio de uma cerveja exclusiva. “Goiás é um mercado importante para a Cervejaria Ambev. Após tantos anos de presença no estado, acreditamos que este é um ótimo momento para presentear a região com uma cerveja de excelente qualidade, feita em Goiás, com ingredientes locais e exclusiva para o goiano”, assinala Guilherme Machado, diretor comercial da Ambev na região Centro Oeste.

 

Fomento à Agricultura Familiar
A Ambev adquire toda a matéria-prima diretamente de pequenos produtores de mandioca em oito municípios goianos: Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Niquelândia, Novo Mundo e Colinas do Sul – esta é uma forma da companhia valorizar a agricultura familiar e a economia local.
“A Esmera tem um papel social importante, ao desenvolver uma cadeia produtiva da região e movimentar significativamente a microeconomia das áreas de plantio”, pontua Ricardo Melo, vice-presidente de Relações Institucionais da Ambev.

O processo produtivo acontece na Cervejaria de Anápolis, com mandioca cultivada no cerrado goiano, na região de Cavalcante – Chapada dos Veadeiros, o que torna esta cerveja ainda mais especial, pois é feita por goianos e para goianos. A Cervejaria Ambev já adquiriu 234 toneladas de mandioca produzida pela agricultura familiar. A expectativa é que até 2021 este número chegue a 3 mil toneladas.
Além de garantir a compra de toda a produção, nesta primeira etapa, o projeto está impactando diretamente 352 pessoas da cadeia produtiva da Esmera, gerando novas oportunidades de negócios para a agricultura familiar, para o setor cervejeiro e para o mercado de bares e restaurantes. Até 2025, aproximadamente 2.500 pessoas ligadas à agricultura familiar nesta região serão diretamente impactadas.

Assim como todas as cervejas da Ambev, a Esmera passa por rígidos critérios de controle e qualidade. A comercialização da bebida será realizada exclusivamente em Goiás. Neste primeiro momento a nova cerveja estará disponível em garrafas retornáveis de 600 ml e, em 2021, em latas de 350 ml.

Siga a cerveja Esmera nas redes sociais e acompanhe todas as novidades sobre a marca. O perfil @esmeradegoias_ é super divertido e interativo.

Ambev em Goiás:

● 1 Cervejaria e Refrigeranteira em Anápolis; Fundada em 1974 (46 Anos);
● 5 Centro de Distribuição e 8 revendas;
● Abastece 4 estados nas regiões Centro Oeste (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), 2 da região Norte (Tocantins e Pará) e 1 do Nordeste (Bahia);
● Capacidade de produção: 9 milhões de HL ao ano. Cerveja: 6 milhões de HL ao ano – 23 SKU´s. Refrigerante: 3 milhões de HL ao ano – 39 SKU´s.
● Fornece +600 mio L / ano >> ~ 55 mio L/mês;
● A unidade produz Antarctica, Skol, Brahma, Original, Bohemia, Brahma Duplo Malte, Antarctica Subzero, Skol Puro Malte.
● Mais de 49 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos em toda cadeia), segundo informações da FGV no Mapeamento Econômico da Cadeia Produtiva Cervejeira BR;
● A operação emprega 607 próprios,305 terceirizados,10 estagiários, e 29 aprendizes o que soma um total de 952 trabalhadores;
● Mais de 400 Milhões de litros consumidos;
● R$ 2.3 Bilhões de ICMS arrecadados nos últimos 5 anos para o estado;
● R$ 800 Milhões investidos nas unidades no estado, nos últimos 5 anos;
● Ações durante Pandemia: Ambev distribuiu 20 mil unidades de álcool em gel para o governo estadual. 600 unidades para o município de Anápolis e 300 unidades para Alexânia. Além disso, 2500 face-shields para o hospital de campanha de Goiânia.

Compartilhe este post: