Política
Tendência

Analista político diz que Marconi não tem chance em 2022

Estrategista eleitoral mais sucedido nos últimos pleitos acha que o tucano está longe de ter sido “perdoado” pelos seus erros e não tem chances se optar por uma candidatura majoritária

Helton Lenine

O presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga (Patriota), marqueteiro mais bem sucedido do Estado nas últimas eleições, afirma que, ao contrário do que propagam, o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot não jogou a toalha em relação às eleições de 2022. “Jânio é o nosso candidato a governador. Ele está andando pelo interior, conversando com as lideranças partidárias e os segmentos organizados da sociedade. Está se apresentando ao eleitorado”, afirmou o dirigente ao Jornal Opção On-line.

O empresário explica por que Jânio Darrot não se movimentou com antecedência: “Por que não antes? Por respeito à segurança das pessoas e à sua própria, ele esperou a pandemia da Covid-19 diminuir para começar a peregrinação pelo interior”. Questionado sobre suas conversas com o pré-candidato Gustavo Mendanha, Braga disse: “Como sou ligado à oposição, converso com todo mundo que me ligar para conversar e trocar ideias. Falo, por exemplo, com Mendanha e com Antônio Gomide, do PT. Mas também com políticos que apoiam o governo, como os prefeitos de Rio Verde, Paulo do Vale, e de Anápolis, Roberto Naves (PP).”

Darrot poderá ser o candidato de Lula em Goiás? quis saber o repórter, com a resposta de Braga: “Não há conversa sobre isto, não. É o que posso dizer. Acrescento, porém, que o processo presidencial não influencia o processo eleitoral em Goiás. A rigor, nunca determinou”. Braga, que não tem afinidade com a esquerda, sugere que o candidato do PT a governador tende a ser o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Wolmir Amado.

Especialista em pesquisas, por ser marqueteiro, Braga  acha cedo fazer conjecturas agora sobre a tendência do eleitorado goiano: “Pesquisa agora não quer dizer nada. No momento, reflete o conhecimento que se tem dos políticos, ainda não é intenção de voto real”. Mas as pesquisas mostram o governador Ronaldo Caiado na liderança, o que isto significa? insiste o repórter: “Caiado é governador, está no processo, não tem um desgaste grande. Mas todo governo tem problemas. Nem todas as demandas são ou podem ser atendidas.”

Como avalia o quadro de 2022? A resposta do presidente do Patriota: “As definições ainda estão acontecendo, há várias alternativas. Todo governante corre riscos, por melhor que seja. Acredito que a disputa de 2022 será decidida no segundo turno, o que, por vezes, zera o processo.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo