Brasil

Ano começou e as matriculas nas academias aumenta

Pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média.

Mais um ano começa e com ele buscamos novas perspectivas. Promessas, planos e sonhos dão direcionamento para esse ciclo que se inicia. O ano de 2022 começa com uma parcela dos brasileiros prometendo uma vida mais saudável, melhor alimentação e uma rotina de exercícios físicos. Segundo o educador físico Paulo Henrique Menezes, um dos sócios do Crossfit BigBox, este período traz bastante cliente para o mundo saudável, mas o desafio é manter o propósito no decorrer do ano.

Uma pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média, metade da média global que é de seis horas por semana. Falta de tempo e dinheiro são os motivos mais alegados. Mas, Paulo Henrique, garante que essa realidade pode ser mudada. “Muitas pessoas prometem se dedicar à vida saudável no início do ano, mas não permanecem com as atividades físicas no decorrer do ano. Mas com um profissional qualificado ao seu lado e com objetivo, podemos dar continuidade ao projeto”, diz o educador físico.

As academias e parques já estão em pleno funcionamento, depois de quase dois anos de pandemia, e esse fator é um incentivador para essa mudança de comportamento dos brasileiros. Comportamento este que Paulo Henrique diz comprometer, além da saúde física, a saúde psicológica. “As pessoas se enganam quando creditam à vida saudável apenas benefícios ao corpo, a mente também necessita. A atividade física libera endorfina e o cérebro reage quimicamente garantindo felicidade e disposição”, relata.

Após esse período de confinamento, a impressão é de que as pessoas estão mais conscientes do quão importante é mudar os hábitos. Paulo Henrique conta que a perspectiva é de um aumento na demanda em 2022. “Isso é normal no começo de todo ano, mas acho que as pessoas estão realmente se conscientizando e os hábitos estão mudando a longo prazo”. Ele lembra que é de suma importância seguir um plano com acompanhamento de um profissional físico, aliado a uma alimentação de qualidade.

Dar esse passo não é fácil, mas as promessas feitas nesse começo de ano podem te impulsionar para uma vida melhor à longo prazo. “Aproveitemos 2022 para colocarmos em prática desejos pendentes. Esses últimos meses nos mostraram que o que temos de mais valioso é nossa saúde. Porque, a partir daí, poderemos buscar realizar sonhos e compartilhar a vida com entes amados”, finaliza o educador físico Paulo Henrique.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo