Artigo

Ano novo e a prevenção dos olhos

Por Humberto Borges - Oftalmologista

Começamos o ano com as mesmas obrigações em um momento mais desafiador, em função das restrições impostas pela pandemia. Material escolar, IPTU e o pagamento das contas de final de ano fazem parte da rotina. O compromisso de visitar o consultório oftalmológico também deve ser incluído nesta lista. A saúde dos olhos é um dos pontos importantes para manter a qualidade de vida.
A Organização Mundial da Saúde divulgou relatório recentemente apontando que 2,2 bilhões de pessoas no mundo são consideradas deficientes visuais. São pessoas que perderam a visão ou tem sérios comprometimentos. O mesmo relatório aponta que quase metade desses casos chegou à deficiência por falta de acesso a oftalmologista e cuidados de higiene com os olhos.
É preciso dizer que, em todo ramo da Medicina, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar tratamentos mais radicais e preservar a saúde do paciente. No caso, a visão é um sentido essencial para a vida.
Nos dias atuais, o excesso de exposição a telas, como TVs, celulares e computadores, exige um cuidado especial com a visita ao oftalmologista. E nada melhor do que fazer isso agora, quando estamos começando o ano. É o momento em que traçamos novos objetivos. Momento especial também para crianças e adolescentes que estão iniciando um novo ano letivo.
As projeções da OMS são para 600 milhões de casos nos próximos anos, em função do aumento da população, o que vai exigir novos esforços dos profissionais e dos sistemas de saúde.
O Brasil tem uma boa estrutura nessa área. Goiânia, em especial, é um dos principais centros da especialidade no país. É hora de aproveitar as facilidades do SUS e dos planos de saúde, mesmo no momento de preocupação com a pandemia e sempre atentos aos protocolos de segurança e higiene.
A saúde dos olhos continua sendo fundamental para um olhar mais positivo de tudo que nos cerca. Os profissionais estão atentos e preparados para colaborar, especialmente neste momento difícil. Pense nisso e agende sua visita ao oftalmologista da sua confiança.  * Humberto Borges é Oftalmologista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo