Aparecida
Tendência

Burocracia da prefeitura de Aparecida adia poda de árvores, colocando imóveis em risco

"Preenchemos formulário, pagamos taxas, protocolamos em outro órgão, para depois entrarmos na fila de espera de podas e extirpação. E por fim nada foi resolvido", lamentou a denunciante

Ana Paula Arantes

O proprietário de um imóvel composto de uma casa e suas salas comerciais na Rua dos  Cafezais, Quadra 10, Lote 59, Conjunto Cruzeiro do Sul luta na prefeitura de Aparecida para a remoção de três árvores que infelizmente oferecem riscos às suas casas. José Ferreira de Sousa, dono do imóvel, mora no interior do Estado, porém veio várias vezes para Aparecida de Goiânia para tentar resolver o problema e esbarrou na burocracia.

“É tudo muito burocrático em Aparecida. Preenchemos um formulário em um órgão, depois pagamos uma taxa noutro lugar, protocolamos em outro, para depois entrarmos na fila de espera de podas. E por fim nada foi resolvido” disse a filha do seu José, pedindo discrição do nome.

Em 28 de março de 2018, a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) emitiu um documento de autorização ao senhor José para que este próprio fizesse a poda ou a extirpação das três árvores.

No documento diz que no caso de retirada das árvores, é necessário fazer o imediato replantio conforme parágrafo 2° do Artigo 185. Diz ainda que o não replantio acarretará em multas de acordo com o parágrafo 1, Art. 431, ambos do Código de Postura do Município. As sugestões de mudas para o plantio: Ipê e Flamboyant de jardim, Chapéu de Napoleão, Quaresmeira ou Cedrinho.

Empecilhos

O que era para tornar solucionável, tomou outro rumo. A filha do seu José continuou dizendo ao Diário de Aparecida que com as chuvas de vento os inquilinos ligam para seu pai insistentemente com medo das árvores caírem por cima da casa e das salas comerciais.

“Após nos entregar o documento a Semma disse que teríamos que achar uma pessoa que tinha motosserra com autorização do Obama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outros requisitos que a pessoa que fosse fazer o serviço tinha que ter. Meu pai explicou que mora no interior, a atendente disse que se deixássemos uma cópia lá a prefeitura faria o serviço. Fez nada até hoje”, explicou a filha.

Cidadão aparecidense vai ter buscar ainda mais a paciência em sua essência e esperar

O Diário de Aparecida acionou a prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) indagando em quando o órgão solucionará o problema do senhor José Ferreira de Sousa. O posicionamento do órgão é de que as podas vão acontecer, mas sem previsão de data.

Nota na íntegra

“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida (SDU) informa que o serviço de poda de galhadas ou extirpação de espécies condenadas é realizado no município, conforme demanda e cronograma da pasta. A Secretaria informa que, nesse período chuvoso, o serviço é intensificado, no sentido de garantir a segurança da população. O órgão informa ainda que as árvores do respectivo endereço serão podadas e estão na lista de prioridades da secretaria”. (A.P.A.)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo