Utilidade Pública

Aparecida de Goiânia e Goiânia estão vacinando crianças de 3 e 4 anos contra covid-19

A ampliação do grupo segue recomendação do Ministério da Saúde, que após pesquisas e debates considerou que a imunização de crianças de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina Coronavac é segura e eficaz.

 

Foto: Claudivino Antunes

Começou nesta quarta-feira, 20 de julho, a vacinação contra a covid-19 de todas as crianças com três anos de idade ou mais em Aparecida de Goiânia e em Goiânia, segundo informou a Secretaria de Saúde de cada município. Até então, a vacinação infantil estava autorizada apenas para o público acima de 5 anos.

A ampliação do grupo segue recomendação do Ministério da Saúde, que após pesquisas e debates considerou que a imunização de crianças de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina Coronavac é segura e eficaz, evitando infecções, agravamento e óbitos pela contaminação com o novo coronavírus.

As crianças de 3 e 4 anos receberão a primeira dose da vacina Coronavac, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. Após 28 dias, elas já poderão receber a segunda dose desse mesmo imunizante. A partir dos 5 anos, é permitido tanto a Coronavac quanto a vacina da Pfizer e os intervalos entre a primeira e a segunda dose obedecem às especificações técnicas de cada fabricante.

Em Goiânia estão disponíveis 71 salas de vacinas em todos os sete Distritos Sanitários de Saúde da cidade, com horário de funcionamento das 08h às 17h. Já em Aparecida, são 39 locais para vacinação. A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. E a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

As crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação para receber a proteção. Se o responsável legal não puder acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

Vacinação contra a covid e outras do Calendário

Assim como em adultos, a vacinação pediátrica contra a covid-19 pode ser realizada conjuntamente com as demais vacinas do Calendário Nacional, ou seja, não há mais intervalo mínimo exigido entre a administração deste e de outros imunizantes. Eles podem ser aplicados no mesmo dia.

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo