Aparecida

Aparecida de Goiânia suspende aplicação da 1ª dose contra Covid por falta de vacina

Por Guilherme Rodrigues, G1 GO

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia suspendeu a aplicação da 1ª dose contra a Covid-19 por falta de vacina. A imunização foi suspensa nos dois drives-thrus da cidade. Os idosos com 62 anos ou mais ,que já estão agendadas no aplicativo da prefeitura, e aqueles que precisam receber a 2ª dose serão atendidos normalmente a partir de segunda-feira (12), nas Unidades Básicas de Saúde (Veja locais abaixo).

A vacinação foi interrompida por volta das 10h30 deste sábado (10) . Segundo a prefeitura, as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, não foram suficientes para atender a demanda. A aplicação será retomada mediante a chegada de novas remessas de vacinas.

A prefeitura informou ainda que, ao longo da semana, os postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) vão funcionar normalmente, imunizando quem agendou o serviço pelo aplicativo Saúde Aparecida. A aplicação da 2ª dose continua normalmente na próxima semana.

A prefeitura disse que na última quinta-feira (8), o município recebeu 3,6 mil doses destinadas à primeira aplicação. Dessas, 2.2 mil foram utilizadas nos postos de vacinação em sistema drive thru; 1.080 para os profissionais de saúde que ainda vão receber o imunizante e 180 para os profissionais das forças de segurança.

As demais foram disponibilizadas para a população com 62 ou mais no aplicativo Saúde Aparecida.

Frascos com menos doses

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde informou que constatou uma falha técnica no último lote recebido e que vai notificar a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo eles, alguns frascos não apresentaram a quantidade correta de doses.

G1 solicitou um posicionamento à Secretaria Estadual de Saúde sobre os frascos com menos doses por e-mail, às 13h54, e aguarda um retorno.

O conselho de Secretarias Municipais de Saúde em Goiás (Cosems) afirmou que algumas cidades goianas receberam menos doses de vacina contra Covid-19 do que o registrado. O alerta foi feito durante reunião ao vivo do governador Ronaldo Caiado (DEM) com prefeitos.

Na ocasião, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, explicou que esses déficits devem ser todos informados ao estado para que a questão possa ser levada ao Ministério da Saúde (MS) e às empresas que fazem o envasamento desses imunizantes, esclarecendo onde estaria o problema.

Pontos de Vacinação

Idosos que vão tomar a 1ª dose e agendaram a aplicação pelo portal Saúde Aparecida devem ir ao posto em que fizeram a marcação. Já quem tomou a 1ª dose em um dos pontos abaixo, deve retornar ao mesmo local para a aplicação do reforço, também sem agendar:

  • UBS Andrade Reis: Avenida dos Girassóis, APM 03,Quadra 11 – St. Andrade Reis
    Horário de funcionamento: 8h às 17h
    Entre segunda e sexta-feira
  • UBS Bairro Cardoso: Avenida Embaixador, S/N – Cardoso Continuação
    Horário de funcionamento: 8h às 17h
    Entre segunda e sexta-feira
  • UBS Jardim Olímpico: Avenida Monte Carlo, 149-219 – Jardim Olímpico
    Horário de funcionamento: 8h às 17h
    Entre segunda e sexta-feira
  • UBS Jardim Florença: Rua Verona, 182-204 – Jardim Florença
    Horário de funcionamento: 8h às 17h
    Entre segunda e sexta-feira
  • UBS Veiga Jardim: Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, 593 – Parque Veiga Jardim
    Horário de funcionamento: 8h às 17h
    Entre segunda e sexta-feira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo