Aparecida

Aparecida fica abaixo das médias estadual e nacional na aplicação dos imunizantes

Apesar de a Prefeitura de Aparecida de Goiânia abaixar a idade de vacinação contra o Coronavírus, o ritmo segue lento. Com base na última atualização do Painel Covid-19, de sábado, 12, apenas 7,15% da população geral aparecidense recebeu a segunda dose, com 42.196 aplicações. A média de aplicação das vacinas no município fica abaixo de Goiás (9,59%), com 673.297 pessoas vacinadas, e do Brasil (11,21%), com 23.742.688 aplicações.

Com relação à primeira dose, Goiás aplicou 1.758.823, o que equivale a 25,06% do total da população goiana imunizada contra a Covid-19. Somando a primeira e a segunda dose, foram aplicadas 2.432.120. Em relação ao Brasil, 55.740.512 pessoas tomaram a primeira dose, o que corresponde a 26,32% da população imunizada. No total, somando a primeira e a segunda doses, 79.483.200 doses da vacina foram aplicadas em todo o território nacional.

Aparecida de Goiânia, assim como em relação à segunda dose, está abaixo das médias estadual e nacional, com 130.230 aplicações da primeira dose, o que equivale a 22,06% dos aparecidenses.

Entre os três maiores municípios do Estado em população, a média de aplicação em Aparecida também fica inferior. Em Goiânia, cidade mais populosa, 213.588 receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 14,1% da população vacinada. Anápolis, terceira maior cidade em população, ocupa a vice-liderança do ranking estadual com 11,47% dos anapolinos imunizados com a segunda dose, o que corresponde a 44.937 pessoas.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que, nas próximas semanas, a campanha deve progredir ainda mais. “Acreditamos que vamos avançar, rapidamente, na faixa etária e poderemos chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com todos acima de 18 anos 100% vacinados”, afirmou. Os números da vacinação alcançados se devem ao esforço da gestão estadual, da equipe técnica e dos municípios que trabalham, incansavelmente, para que os imunizantes cheguem o mais rápido possível até o cidadão.

Em entrevista a jornalistas durante o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2021, na última segunda-feira, 14, o governador também assegurou que todos os professores estarão vacinados até o mês de julho, proporcionando o retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino já em agosto. “Temos a certeza hoje, com os dados levantados, que até o final de julho já teremos todos os professores vacinados. Como tal, o retorno às aulas a partir de agosto”, destacou.

Ainda em sua avaliação, Caiado afirmou que os dados são favoráveis para a contenção do processo de aumento de casos, o que amplia as perspectivas para a população retornar às suas atividades do dia a dia. “Lógico, durante esse período, é imprescindível o uso de máscara, distanciamento e higiene das mãos em todos os ambientes que nós estivermos”, ressaltou o governador.

 

Reforço
A farmacêutica americana Pfizer envia ao Brasil, esta semana, mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. As entregas serão feitas em três voos com chegada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A primeira remessa, com 530 mil doses, que foi o 12º lote enviado ao País, teve desembarque previsto para ontem à noite.

As outras duas entregas acontecem hoje, 16, e amanhã, 17, com 936 mil doses em cada dia. Na última semana, a farmacêutica finalizou o envio de outros 2,4 mil imunizantes, também divididos em três dias. O Brasil recebeu, até agora, 8,3 milhões das 200 milhões de doses da vacina Pfizer/Biontech contratadas pelo governo federal. Com as três desta semana, o número sobe para 10,6 milhões. A farmacêutica americana diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora.

A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo País em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo