Notícias

Biblioteca Braille oferece treinamento com urna eletrônica para deficientes visuais

Equipamento está disponível durante 15 dias e servidores treinados pela Justiça eleitoral vão auxiliar os interessados. Iniciativa é aberta a todos os públicos e visa facilitar o exercício do voto.

Foto: Secult Goiás

Uma urna eletrônica adaptada para pessoas com deficiência visual fica disponível a partir desta sexta-feira (02/09) na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), durante 15 dias, com acesso ao eleitor que deseja se preparar para o dia da votação. O equipamento é habilitado com dispositivo de som e dispõe de fones de ouvido para o manuseio. Servidores da biblioteca foram treinados pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quinta-feira (01/09), para auxiliar os interessados em testar a urna.

A iniciativa é da Biblioteca Braille, segundo o coordenador da unidade Adelson Alves da Silva, que solicitou o treinamento ao TRE pensando em facilitar a votação não só para o público deficiente visual como também para todo eleitor interessado em ter esse contato antecipado com a urna.

“O acesso à urna é aberto para todo o público. Oportunidade para as pessoas que quiserem aprender a usar, conhecer as atualizações que foram implementadas e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento”, ressalta Adelson.

“A partir do momento que as pessoas têm acesso ao aparelho e passam a entender o seu funcionamento, seu mecanismo e seus dispositivos de segurança, elas podem difundir essa informação e contribuir com o esclarecimento da população. Importante para sanar dúvidas e eliminar também suposições inadequadas que circulam sobre essa ferramenta”, pontua o coordenador.

Como funciona

As urnas estão equipadas com informações do sistema Braille e áudio. Também será disponibilizado um fone de ouvido com o qual o eleitor poderá ouvir o número e o nome do candidato escolhido e até dos suplentes. O equipamento preparado para o público com deficiência visual não iniciará a votação de imediato, a tela ficará estática, enquanto o eleitor ouve orientações sobre os procedimentos que vêm a seguir.

Além disso, enquanto a votação não for iniciada, o eleitor terá a possibilidade de fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume, para tornar a experiência mais satisfatória.

Com a atualização, as urnas agora contam com recursos mais inclusivos. Além do sistema Braille, áudio e aprimoramento do teclado, também foi feita a inclusão de um intérprete de libras na tela do dispositivo.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo