Aparecida

Aparecida inicia aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos com mais de 85 anos

“Estou muito feliz por estar imunizado e livre do coronavírus” disse rindo o senhor Manoel Messias que recebeu na manhã desta quarta-feira, 03, a segunda dose da vacina contra a covid-19. A vacinação está disponível para idosos acima de 85 anos residentes no município que receberam a primeira dose do imunizante no início de fevereiro. Para receber a 2ª dose da vacina Coronavac, os idosos precisam agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e no site da prefeitura – aparecida.go.gov.br. A imunização será realizada em três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) somente com agendamento prévio.

Todos os que serão imunizados precisam estar com o cartão SUS atualizado para ter acesso à ferramenta, e quem não estiver pode fazer a atualização em qualquer UBS da cidade. O secretário de Saúde Alessandro Magalhães alerta para que as pessoas já imunizadas uma vez “fiquem atentas aos prazos previstos na carteira de vacinação para não perder a segunda dose”, e destaca que a SMS já recebeu, até o momento, “31,5 mil doses de imunizantes dos laboratórios Butantan e Fiocruz. Dessas, 20,5 mil são para a primeira aplicação e 11 mil para a segunda aplicação, visto que a proteção garantida por esses laboratórios ocorre em duas etapas”.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça que todos os que já foram vacinados contra a covid-19, seja num dos drive-thrus ou das três UBS’s, têm o período de receber a segunda etapa marcado na carteira de vacinação. “Mas só conseguirá fazer o agendamento quem está no período indicado segundo o esquema vacinal e agendar a imunização no “Saúde Aparecida” estando com o cartão SUS atualizado. Se a pessoa não tiver o cartão ou se ele estiver desatualizado, o aplicativo não fará o agendamento.”

Onde atualizar o cartão SUS

Nesse sentido, o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, orienta que a emissão e a atualização do cartão SUS podem ser feitas em qualquer uma das 40 UBS’s da cidade de segunda a sexta-feira das 8h às 17h: “Basta levar os documentos pessoais e um comprovante de endereço de Aparecida para regularizar a situação e poder acessar o aplicativo. As equipes das Unidades são preparadas para utilizar o sistema CadSUS, que realiza o cadastramento e atualização de dados dos usuários do cartão.”

Saiba mais sobre o assunto

Quem será vacinado com a segunda dose a partir de 3 de março

  • Idosos acima de 85 anos que já receberam a primeira dose e estão no período da segunda dose de acordo com a carteira de vacinação.

Locais de vacinação para essa etapa (com agendamento)

  • UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis).
  • UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II).
  • UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico).

Como agendar a imunização

  • Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e no site da prefeitura – aparecida.go.gov.br.

Horários de funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Documentação exigida para o agendamento

  • Documento de identidade
  • Cartão SUS atualizado.

Fonte: Secom Aparecida

Foto: Claudivino Antunes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo