Aparecida
Tendência

Aparecida: legado de Maguito vai ser o foco da campanha

Daniel Vilela, filho e herdeiro político de Maguito: o dever de mostrar a Aparecida quem realmente revolucionou a cidade

O legado do ex-governador e ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela será o grande foco da campanha deste ano na região metropolitana, ou seja, Goiânia e Aparecida, que congregam o maior eleitorado do Estado e costuma funcionar como caixa de ressonância política para todo o território goiano.

Presidente estadual do MDB e candidato a vice na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado, o ex-deputado federal Daniel Vilela vai coordenar a campanha principalmente em Aparecida – cidade que o seu pai Maguito governou por dois mandatos e onde ele mesmo, Daniel, quando foi candidato à Câmara dos Deputados, obteve mais de 54 mil votos.

Apesar de falecido no início de 2021, vítima da Covid-19, Maguito representa um ativo eleitoral valiosíssimo na região metropolitana. Em pouco mais de 10 anos, ele obteve três vitórias nas urnas retumbantes, duas para a prefeitura de Aparecida e uma para a de Goiânia. Ainda pode ser creditada a ele a 1ª eleição de Gustavo Mendanha, que era um vereador quase desconhecido foi catapultado pela sua influência e pelo apoio a prefeito de Aparecida.

Outros dois fatores pesam a favor da lembrança positiva do nome de Maguito como em termos de impacto eleitoral: 1) a transformação que fez em Aparecida, que ele alavancou de “cidade dormitório” para a condição de 2º maior PIB municipal de Goiás, em empate com Anápolis, graças à estratégia de implantação dos polos industriais, privados e públicos, que se revelou um sucesso como motor para a economia local, e 2) as circunstâncias trágicas em que seu deu a sua morte precoce, criando um clima de comoção popular poucas vezes vista antes no Estado.

Como deixou um filho e herdeiro político, que já foi candidato a governador e fez uma carreira exitosa disputando eleições, portanto já bastante conhecido por si mesmo, Maguito desapareceu fisicamente, mas sobrevive como exemplo de político conciliador e realizador, humilde e, do ponto de vista administrativa, muito inovador e preocupado com os segmentos mais vulneráveis da população, que foram beneficiados por ele em Aparecida com a conquista mais importante para a classe trabalhadora: um emprego.

Daniel Vilela encarna a continuidade e a presença de Maguito na política estadual e sobretudo na sua zona de maior penetração, a região metropolitana. Foi por isso que ele já anunciou que ninguém mais do que ele vai percorrer as ruas de Aparecida, na eleição do ano que vem, para defender o legado do seu pai e deixar claro que foi Maguito quem revolucionou a história da cidade e que Mendanha nem a sequência correta está conseguindo dar. (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo