Aparecida

Aparecida modifica leitos e totaliza 356 exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 156 UTI’s

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia abriu mais leitos hospitalares nesta semana exclusivos para pacientes infectados com o novo Coronavírus. São 15 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) no Hospital Municipal (Hmap) que começaram a funcionar ontem, 18, e 30 enfermarias contratadas em um hospital privado. Destas, 10 já estão recebendo pacientes da rede. Com isso, a cidade totaliza 356 leitos Covid estruturados, sendo 156 UTI’s em pleno funcionamento. É o maior número do estado de Goiás proporcionalmente à população. Enquanto em Aparecida são 26,43 UTI’s para cada 100 mil moradores, no restante do estado de Goiás a média é de oito.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a abertura dos novos leitos vem para ajudar a suprir a alta demanda por atendimento não apenas na cidade, mas em todo o estado: “Aparecida de Goiânia tem três UPA’s muito bem estruturadas, funcionando 24 horas com uma média de oito médicos. Vocês podem comparar com outras cidades. Dificilmente vão encontrar tantos profissionais atendendo ao mesmo tempo, por plantão, em uma unidade de Pronto Atendimento. Essa qualidade chama a atenção e acaba atraindo pacientes de outros lugares. E quando eles precisam ser transferidos para um hospital, nós buscamos e ofertamos essa vaga. No último sábado, por exemplo, 56% dos internados por Covid no Hmap eram de outros municípios. Já virou uma marca registrada de Aparecida e eu fico muito feliz em ver que a nossa rede de Saúde está ajudando a salvar tantas vidas”.

Em seguida, o prefeito alerta: “Estamos enfrentando a pior fase da pandemia e se não tivermos consciência vamos perder muitas pessoas. Já vi diversos gestores falando isso e repito, não adianta abrir leitos se a população não colaborar, reforçando as medidas de higiene, distanciamento social e o uso correto das máscaras. A Prefeitura está se redobrando para fazer a parte dela, mas cada um precisa se responsabilizar e fazer a sua”. Gustavo explicou ainda que a abertura de leitos é apenas uma das frentes de enfrentamento à Covid-19 na cidade: “Aqui, testamos em massa, isolamos, monitoramos os infectados e tratamos os doentes com rigor científico e dedicação. Tudo isso com uma finalidade: evitar mortes”.

Sobre essa questão, o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, afirma: “os índices de contaminação e óbitos estão crescendo apesar de todos os nossos esforços. Estamos lidando com uma variante do novo coronavírus que é mais contagiosa, letal e agrava-se mais rapidamente. Para detê-la é vital que cada pessoa siga as regras sanitárias pelo bem não apenas de sua cidade, mas de todo o País.”

Quando procurar atendimento

“Neste momento, pela velocidade com que o quadro clínico dos doentes tem se agravado, alertamos a todas as pessoas que estiverem se sentindo mal que procurem, o quanto antes, sem precisar agendar antes, uma unidade de saúde. Pode ser uma das três UPA’s (Flamboyant, Buriti Sereno e Brasicon) ou uma das 40 UBS’s do município para uma avaliação profissional”, avisa Alessandro Magalhães.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo