Aparecida

Aparecida realiza Dia D da Vacinação Antirrábica amanhã

Campanha se estende até 27 de novembro com vacinação de segunda a sábado no Centro de Zoonoses e Secretaria de Saúde realiza Dia D em 51 postos neste sábado, 2 de outubro, para ampliar a cobertura vacinal na cidade

Para facilitar o acesso da população à Campanha e ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida realiza, neste sábado, 2 de outubro, o Dia D da Vacinação Antirrábica em 51 postos espalhados pela cidade das 8h às 17h. A pasta também continua com a imunização de segunda a sábado no Centro de Zoonoses, no Setor Pontal Sul, até o próximo 27 de novembro, no modelo Pet’s Drive.

O Centro de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e, aos sábados, das 8h às 16h. A unidade é situada na Rua Reno esquina com Rua Rodeio, quadra 54, no Setor Pontal Sul 2.

Dia D

Já no sábado, 2 de outubro, o Dia D englobará 51 postos dentre o Centro de Zoonoses, Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação infantil (CMEI’s).

Além disso, o Centro de Zoonoses também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Oportunidade fundamental

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, informa que a raiva é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida do animal para o homem através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados e não pode ser ignorada pelo bem dos cães e gatos e também da sociedade: “Cuidar bem do seu canino ou felino é uma questão de respeito e carinho pelo animal, bem como uma atitude responsável de cuidado com a Saúde Pública. Escolha o local mais próximo de sua casa e não perca essa oportunidade de vacinar seu bicho”.

Já o Chefe do Centro de Zoonoses, Thulio Durães, destaca a importância da vacinação relatando que cães e gatos contaminados podem falecer em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

Que bichos podem ser vacinados

Thulio enfatiza que “neste ano, nossa meta é a de vacinar, gratuitamente, cerca de 72 mil animais que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. A vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Em caso de dúvida, avaliamos quando há risco e orientamos os proprietários”.

Confira abaixo, por bairro, a lista de postos de vacinação do Dia D. A relação de locais também pode ser consultada clicando no link ou pelos telefones 3545-5921 ou 3545-5922.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo