Aparecida

Aparecida segue com a vacinação para população acima de 12 anos

Município possui oito pontos destinados à aplicação da primeira dose e nove para aplicação das doses de reforço. Todos eles funcionam de segunda a sábado

Nesta semana, a Prefeitura de Aparecida continua com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, imunizando a população acima de 12 anos. Assim, todo o público autorizado, até o momento, pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber o imunizante contra o novo coronavírus pode procurar um dos oito postos da cidade destinados à aplicação da primeira dose.

O serviço está disponível, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, ou na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. As vagas são liberadas diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas.

Na hora de receber o imunizante, os moradores precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também segue normalmente na cidade, com todos os imunizantes. O serviço está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas.

As UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também aplicam o reforço, das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Dose de reforço dos 70+

A aplicação da dose de reforço (terceira dose) continua também na cidade para a população em geral, acima de 70 anos, em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada.

Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose, nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deve ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

A imunização das pessoas vivendo com HIV ocorre das 8h30 às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, localizado no Centro de Especialidades.

Quem são os imunossuprimidos
São considerados desse grupo as pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo