Política

Aparecida: vereadores abandonam Mendanha e entram na campanha da reeleição de Caiado

Dois dos 25 vereadores já abandonaram a candidatura do ex-prefeito ao Palácio das Esmeraldas, ambos do MDB; o que deixou Mendanha irritado com Vilmarzim, a quem atribuiu a culpa pelas defecções

Da Redação

TEXTO

O prefeito de Aparecida Vilmar Mariano (Patriota) perdeu o controle sobre parte dos vereadores – os mesmos que, em seus 5 anos e 3 meses de poder, Gustavo Mendanha (Patriota) manteve ao seu lado com mão de ferro.

Não que Mendanha tivesse qualidades excepcionais de liderança: ele cooptou os 25 integrantes da Câmara Municipal aparecidense através da distribuição de cargos comissionados na prefeitura, montando um monumental cabide de empregos que também beneficiou presidentes de partidos, suplentes, ex-vereadores, pastores evangélicos e até dirigentes de bairros (desde que tivessem expressão política).

Vilmarzim manteve intacto esse esquema. Mas, sob pressão do processo eleitoral deste ano, que tem impacto em Aparecida, e tendo perdido a disputa pela presidência da Câmara para André Fortaleza (MDB), com o qual seu diálogo é precário, acabou se enfraquecendo.

O resultado é que 2 dos 25 vereadores já abandonaram a candidatura de Mendanha ao Palácio das Esmeraldas, ambos do MDB: Elio Bom Sucesso e Gilsão Meu Povo, o que gerou enorme surpresa em Aparecida e deixou Mendanha irritado com Vilmarzim, a quem atribuiu a culpa por ambas as defecções.

Bom Sucesso e Meu Povo responderam positivamente a articulações diretamente conduzidas pelo presidente estadual do MDB Daniel Vilela, que também é candidato a vice na chapa do governador Ronaldo Caiado e conhece em profundidade a política em Aparecida. Desde que foi oficializado na companhia de Caiado para disputar as próximas eleições, Daniel passou a intensificar a sua presença no município, promovendo reuniões e se dedicando a conversas de bastidores.

Hoje, há um zunzum no sentido de que o filho e herdeiro de Maguito Vilela estaria avançando na conquista de mais 2 a 4 vereadores ou até mais: por exemplo, toda a bancada do MDB, que tem 6 membros, inclusive o presidente da Câmara André Fortaleza. Como se sabe, Fortaleza tem a ambição de disputar a prefeitura em 2024 e nunca se relacionou bem com o prefeito Vilmar Mariano, pior ainda depois que Vilmarzim assumiu a cadeira do titular e tem cometido o erro de se envolver em fofocas contra o presidente da Câmara.

Isso tanto é verdade que Fortaleza chegou a anunciar apoio ao ex-secretário Veter Martins para a Assembleia Legislativa, mas depois, ao tomar conhecimento de uma conversa desairosa entre Vilmarzim e Veter a seu respeito, desistiu e lançou a sua própria candidatura a deputado estadual. Veter é o candidato apoiado por Vilmarzim.

Além de tudo isso, no Legislativo aparecidense há um clima de insatisfação com o prefeito Vilmar Mariano que pode ajudar a empurrar mais vereadores para a campanha de Caiado. Um deles é Leandro da Pamonharia (Agir), que teve indicados exonerados da prefeitura após a saída de Mendanha.

Segundo Leandro da Pamonharia, “existem muitos descontentes na Câmara”, isso devido ao tratamento que Vilmarzim tem dado a quem é ligado ao presidente André Fortaleza. “Estamos encontrando resistência do grupo que assumiu a prefeitura, mas vamos dançar conforme a música”, promete o vereador.

QUEM MAIS PODE DEBANDAR NA CÂMARA MUNICIPAL

Camila Rosa (PSD)

A vereadora Camila Rosa teve um atrito em plenário com o presidente da Câmara André Fortaleza que teve repercussão até nacional. Mas, na época, o prefeito Gustavo Mendanha e a primeira-dama Mayara não manifestaram nenhum apoio a ela, que se considerou vítima de uma ação machista de Fortaleza ao ter o seu microfone cortado durante um debate. Isso fez com que ela se afastasse de Mendanha, deixando inclusive de comparecer aos eventos promovidos pelo ex-prefeito em Aparecida. Há, hoje, articulações consistentes para levar Camila Rosa para a campanha da reeleição de Caiado.

Valéria Pettersen (MDB)

No momento licenciada da Câmara de Aparecida para integrar a equipe do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) como secretária de Relações Institucionais e responsável pela captação de recursos em Brasília, a vereadora Valéria Pettersen já defendeu a união entre Gustavo Mendanha e o governador Ronaldo Caiado. Valéria chegou a trabalhar publicamente por essa aproximação. Hoje, como auxiliar de confiança do Paço Municipal, ela tende a acompanhar as posições políticas de Rogério Cruz, que entrou de peito aberto na campanha da reeleição do governador. Ela e o prefeito da capital desenvolveram grande afinidade política e administrativa.

André Fortaleza (MDB)

Com uma posição de força cada vez maior na política de Aparecida, o presidente da Câmara André Fortaleza mantém relacionamento aberto com o presidente estadual do MDB Daniel Vilela, por outro lado, e não se dá com o prefeito Vilmar Mariano, por outro, fatores que podem acabar em um acerto para integrar a campanha da reeleição do governador Ronaldo Caiado – inclusive para viabilizar estrategicamente a sua candidatura a prefeito de Aparecida em 2024. Ele, Fortaleza, é parte da visão que aponta Vilmarzim como um cabo eleitoral, para Gustavo Mendanha, que mais atrapalha do que ajuda, pela infinidade de atritos que está colecionando depois que assumiu a prefeitura. Devido à sua liderança entre os vereadores, André Fortaleza será acompanhado, em qualquer decisão que tomar, por um grande número deles.

Mais 2 a 4 vereadores

Ao anunciar alinhamento com o governador Ronaldo Caiado, o vereador Elio Bom Sucesso revelou que entre 2 e 4 colegas da Câmara Municipal aparecidense seguiriam em breve os seus passos. Ele não deu nomes e provocou especulações que apontam para vereadores insatisfeitos com o prefeito Vilmar Mariano – e esses não são poucos. Outro vereador, Leandro da Pamonharia, também já deu corda para especulações de que haveria a possibilidade de mais apoio na Câmara para a reeleição de Caiado e insinuou até mesmo o nome de André Fortaleza: “Estamos cansados de levar chibatadas. Mas Deus nos mandou um líder (Fortaleza) e ele vai nos conduzir”, chegou a dizer o vereador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo