Política

Apoio do Republicanos a Mendanha cria cobra para morder Rogério Cruz em 2024

Aliança com o partido da Igreja Universal fortalece a candidatura do ex-prefeito aparecidense, que, perdendo a eleição, virá no futuro como adversário da reeleição do atual prefeito de Goiânia

Foto: Reprodução

Da Redação

O apoio do Republicanos à candidatura do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha a governador, defendido com ênfase pelo presidente estadual do partido João Campos, terá uma consequência certa para 2024: dará força para a cobra que vai morder o prefeito de Goiânia Rogério Cruz, candidato a reeleição, ou seja, turbinará a candidatura de Mendanha a prefeitura da capital, no caso provável de vir a ser derrotado no pleito deste ano, constituindo-se assim no grande adversário para a conquista de mais um mandato por Cruz.

Mendanha, portanto, é a cobra que vai tentar atrapalhar a reeleição do atual prefeito. O fato de receber apoio do Republicanos não implicará, na visão do prefeito aparecidense, em qualquer obrigação de reciprocidade, assim como ele fez com o presidente estadual do MDB Daniel Vilela, cujo apoio foi determinante na sua carreira política, mas que ele traiu sem a menor hesitação.

O deputado federal João Campos entra nessa equação por oportunismo. Ele quer a vaga de candidato ao Senado na chapa de Mendanha, visando os votos de Aparecida, que ele acredita cair automaticamente no seu colo caso venha a se alinhar com ex-prefeito. Não é bem assim.

Primeiro, é preciso saber se Mendanha será fiel ao seu companheiro de chapa ou se procurará arranjos com outros postulantes ao senador, visando, é claro, os seus interesses em primeiro lugar. Daqui para ali, ele pode se ligar a nomes que vão concorrer ao Senado e têm mais popularidade que João Campos, como o Delegado Waldir, por exemplo.

São detalhes, no entanto, que não atrapalham o principal: perdendo a eleição para governador, Mendanha já antecipou que seu próximo passo será se candidatar a prefeito de Goiânia – tendo como antagonista Rogério Cruz, que buscará a reeleição em 2024, conforme já anunciou.

Com o apoio do Republicanos, na eleição deste ano, o projeto eleitoral de Mendanha cresce. O partido pode dar a ele o indispensável tempo no horário eleitoral pelo rádio e televisão, que, até agora, o ex-prefeito não tem, já que só conseguiu por enquanto o apoio de legendas nanicas, que não têm acesso ao fundo partidário e ao rateio dos preciosos minutos na propaganda gratuita.

Sem o Republicanos, Mendanha não vai a lugar nenhum na eleição deste ano. Por isso, ele está oferecendo mundos e fundos ao deputado federal João Campos, que chegou a tentar uma manobra para definir com antecipação uma aliança com o ex-prefeito aparecidense. Não deu certo exatamente porque o grupo de Rogério Cruz reagiu e conseguiu adiar a decisão.

A reeleição de Cruz, para o Republicanos nacional, é a principal prioridade para as próximas eleições municipais. Goiânia é a principal das quatro cidades brasileiras de grande porte hoje sob controle do partido – outras são Vitória, no Espírito Santo, e Sorocaba e Campinas, em São Paulo. Cruz, assim, administra uma vitrine da maior importância eleitoral para a sigla e terá apoio integral da cúpula nacional para tentar mais um mandato.

Mendanha atrapalha esse planejamento, mesmo porque não é confiável. Se receber o apoio do Republicanos agora, perder a eleição, ele se voltará contra Rogério Cruz em 2024, sem o menor pejo, como fez com Daniel Vilela, fortalecido pela ajuda que recebeu da agremiação da Igreja Universal. É uma cobra, recolhida por ora, mas preparada para dar o bote fatal no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo