Notícias

Arquitetura árabe inspira projeto imobiliário em Goiânia

Muxarabis e treliças são exemplos de como a cultura árabe influencia até hoje as construções pelo mundo. Na capital goiana, magnitude e imponência das edificações influenciam a construção de novo empreendimento

Matemática, Química, Física, Medicina e Astronomia são áreas que foram amplamente influenciadas pelo conhecimento árabe. Esse impacto também alcançou a arquitetura e está presente em muitos detalhes do nosso cotidiano. Muxarabis, azulejos, treliças e até mesmo a sala de estar são oriundas da cultura árabe e contribuem para embelezar ainda mais as construções pelo mundo. Essa influência ganhou ainda mais destaque nos últimos anos, principalmente com a construção de imponentes edifícios, como, por exemplo, a mais alta estrutura construída pelo ser humano, o Burj Khalifa, com mais de 820 metros, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

As tendências árabes também marcam e influenciam a arquitetura no Brasil. A magnitude e a tecnologia construtiva empregadas em cidades como Dubai, Marrakesh e Istambul passaram a influenciar novos lançamentos imobiliários. O Emirates Parque Flamboyant, que será construído no Jardim Goiás, próximo ao Parque Flamboyant, inspira-se na arquitetura árabe para o desenvolvimento de seu projeto, além de trazer elementos inéditos para um projeto imobiliário goiano.

Segundo o arquiteto Bruno Veras, responsável pelo projeto arquitetônico do empreendimento, ele se impressionou durante a visita à Dubai com os tons de terracota do deserto, a ortogonalidade e as saliências das construções da região, variando os desenhos que apresentavam assimetria e simetria. Esses traços percebidos por Veras foram incorporados ao projeto do Emirates. “Esse movimento me encantou porque remete a uma trama milenar muito utilizada, como os muxarabis. Buscamos trazer um pouco de cada elemento para a arquitetura deste empreendimento”, destaca o arquiteto.

A inspiração da cultura árabe também se expande para a decoração do interior do empreendimento. A arquiteta especialista em arquitetura de interiores Natália Veloso destaca que a cultura árabe é riquíssima e possibilita desenvolver um projeto contemporâneo, levando em consideração os aspectos de funcionalidade e conforto. “Isso permite criar ambientes esteticamente agradáveis e confortáveis, que é uma característica muito forte da arquitetura árabe”, destaca. A arquiteta aponta os arcos, as pedras naturais e os tecidos em tons terrosos como as principais características do interior do empreendimento que remete à cultura.

Projeto contemporâneo

O Emirates Parque Flamboyant, empreendimento desenvolvido em parceria com a Sousa Andrade Construtora, Terral Incorporadora e Humanae Incorporadora, será construído em uma área de 3.662 m² e contará com 33 pavimentos. As metragens variam de 47,89m² a 132,9m², divididas em duas torres: Istambul e Dubai. Com plantas variadas, ele atende a diferentes perfis de públicos: a famílias que buscam apartamentos maiores, oferecendo inclusive as pool houses, inédito na região ou os jovens e casais sem filhos que desejam morar em apartamentos compactos em uma das regiões mais valorizadas da cidade. Os compactos são um dos destaques do projeto, pois há quase 10 anos não há lançamentos nesta categoria, atraindo a atenção de quem pretende investir.

Outro ponto de destaque do projeto é a área de lazer completa que traz para os moradores a experiência de ter um complexo aquático exclusivo. Segundo o diretor Murilo Andrade, investir em uma grande área de lazer e convivência ampla e com todo requinte para descontração dos usuários é uma forma de atender o anseio do público, que passou a buscar mais o lazer no ambiente residencial. “Queremos proporcionar a sensação de estar em um ambiente único, cercado de verde e priorizando a qualidade de vida. Por isso, inserimos em nosso projeto o conceito de Wellness, para atender a essa busca por moradias que estimulem viver melhor no dia a dia”, declara o empresário.

O empreendimento contará com um parque aquático de 370 m² com um bangalô central e um deck molhado com dois ofurôs imersos na água. O espaço ainda terá piscinas infantil e adultos em espaço aberto. Já em ambiente fechado, no espaço Wellness haverá uma piscina coberta aquecida de 20 metros de raia e climatizada com tratamento de ozônio. E no rooftop, um dos destaques é a piscina vermelha, novidade em Goiânia e inspirada em pontos turísticos da Espanha, Tailândia e Marrocos. A atração se localizará a 90 metros de altura e proporcionará uma visão de 180º e definitiva para um amplo espaço verde.

O Emirates também contará com um andar único para lazer com área de academia, salão de festas, coworking, espaço gourmet, churrasqueira e área de jogos. Outra novidade é o complexo infantil, que conterá biblioteca, playground, espaço baby, quadras coberta e descoberta e pet place.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo