Goiás

Arte urbana – De Goiás para o mundo e do mundo de volta para casa

Consagrado por sua arte urbana nas ruas de grandes cidades mundiais, Bicicleta Sem Freio faz nova obra em painel gigante no Jardim Goiás

O bom filho sempre à casa torna e esse dito popular se aplica à dupla Douglas de Castro e Renato Reno, ilustradores e muralistas. Com sua arte nas ruas, os dois goianos vêm conquistando o mundo depois que fundaram o Bicicleta Sem Freio para propagar sua arte nas ruas. Aclamado internacionalmente pelas suas obras em muros e prédios das principais cidades do mundo, eles retornaram à terra natal para entregar a sua mais nova arte em Goiânia. Desta vez, o Jardim Goiás recebe a influência artística da dupla de ilustradores e muristas, Douglas de Castro e Renato Reno, que pintaram um mural de cerca de 140 metros quadrados, inspirados em desenhos psicodélicos, abstrações e muita cor, na Rua 72.

O convite partiu da Sousa Andrade Construtora, Terral Incorporadora e Humanae Incorporadora, que preparam um empreendimento no bairro, o Emirates Parque Flamboyant, e quiseram trazer mais cultura e arte para o local. “Nosso objetivo foi criar um espaço de convivência que pudesse unir bem estar, qualidade de vida e arte. Com isso, foi idealizado a criação de um painel de grafite gigante que leva um conceito instagramável, reforça o movimento artístico na cidade e deixa o bairro ainda mais bonito”, destaca o diretor Murilo Andrade. A cada ângulo da imagem se percebe um elemento novo, dando mais vida à arte feita no mural do Jardim Goiás.

Seguindo o estilo pop irônico, com explosões de cores e imagens provocativas, o Bicicleta Sem Freio tem suas obras expostas em grandes centros do mundo, como a coleção permanente do Urban Nation Museum. A dupla também fez exposições coletivas notáveis, como a mostra inaugural do Urban Nation Museum: Colors e LAX / PDX na Antler Gallery, em Portland (Estados Unidos). O BSF viaja o mundo, criando um amplo portfólio de arte pública, incluindo peças em diversos lugares como Israel, Índia, Chile, Estados Unidos, México, Portugal e Porto Rico.

A dupla se conheceu na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e, em 2005, fundou o Bicicleta Sem Freio. O início da carreira internacional se deu em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando foram convidados para fazer uma arte em um muro para um festival da cidade.

A pintura no Jardim Goiás se junta a outras feitas pelo grupo goiano espalhadas por grandes metrópoles mundiais, como Londres, Berlim, Hong Kong, Las Vegas, Montreal, Los Angeles e Jerusalém. A arte já está à disposição para visitação na Rua 72, esquina com a Avenida H. No mesmo local estarão presentes atrações como Alata Sorvetes e a hamburgueria Burger for a Day.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo