Notícias

Assíduo no plenário, sempre nas bases e campeão de verbas para os municípios

O trabalho do deputado federal Prof. Alcides (Progressistas) resultou, em dois anos e meio de mandato, na liberação de recursos de emendas de outros parlamentares que não estão mais no mandato, emendas próprias, de bancada e propostas voluntárias da ordem de R$ 512,5 milhões para Goiás, sendo R$ 171,5 milhões somente para Aparecida de Goiânia, sua principal base eleitoral.
Todos que procuram o deputado em seu gabinete, no Congresso Nacional ou em seu escritório político em Aparecida de Goiânia, são atendidos, sem distinção partidária e independente de terem ou não apoiado sua eleição em 2018.
A dedicação aos municípios tem seus motivos, explica Prof. Alcides. “Temos grandes problemas na saúde, na educação e na área social e é por isso que tenho me dedicado muito às cidades. Estamos juntos com seus prefeitos, vereadores e suas lideranças e, mesmo naquelas cidades onde não tive votos, estou olhando com carinho e determinação porque entendo que a população é mais importante.”
Outra característica do deputado é a assiduidade no plenário do Congresso Nacional. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, que surgiu em março de 2020, o Prof. Alcides participou de 168 sessões e 314 votações na Câmara e 130 sessões nas comissões de Educação, Esportes e de Seguridade Social e Família. Ele não tem uma falta sequer e foi o mais assíduo da bancada goiana no ano passado. Este ano, participou da sessão especial de abertura dos trabalhos neste primeiro semestre e de todas as sessões híbridas (presencial ou remota) da Câmara Federal.
A assiduidade, declara Prof. Alcides, é apenas uma obrigação de cada parlamentar. “Estou fazendo aquilo que me comprometi com aqueles que confiaram o voto à minha pessoa para que pudesse representá-los bem. Participo ativamente de todas as sessões e procuro fazer o melhor para o nosso povo.”
Mesmo atuando em cerca de 100 municípios, Prof. Alcides ensina que é possível conciliar a agenda externa com as sessões na Câmara Federal. “Nós temos que equacionar o tempo e fazer com que ele seja bem distribuído e bem aproveitado”, declarou.
O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, e o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão Andrade, destacam o perfil municipalista do deputado federal Prof. Alcides. “Quantas e quantas obras foram realizadas pelos prefeitos cujos recursos foram obtidos junto ao governo federal através de emendas do Prof. Alcides”, afirmou Haroldo Naves. “O Prof. Alcides é um aliado dos prefeitos na conquista de benefícios que melhoram a saúde, educação, área social”, frisa Carlão Andrade.”

 

André Fortaleza: “É um deputado com grande atuação em Brasília”

Ao recepcionar o Prof. Alcides (Progressistas), no plenário da Câmara Municipal, na última quinta-feira, 19, o presidente André Fortaleza (MDB) afirmou que as portas da Casa sempre estarão abertas para o deputado federal: “Essa Casa sempre teve carinho e respeito pelo deputado, sempre destacando sua grande atuação em Brasília”, enalteceu o presidente.
O vereador Elio Bom Sucesso (MDB) disse que a reunião foi muito proveitosa e reafirmou o compromisso de estar junto do deputado nos projetos para Aparecida de Goiânia. Elio contou que já encaminhou ofício ao parlamentar federal para que providenciasse recursos para construção de uma ponte que ligasse o bairro Cidade Vera Cruz I com o bairro Cidade Vera Cruz II. “Essa obra beneficiaria bastante o comércio daquela região”, justificou o vereador.
O vereador Edinho Carvalho (PTC), que também é da região, engrossou o pedido ao deputado. O vereador Roberto Chaveiro (Podemos) comentou que, também por meio de ofício, fez solicitações ao deputado para que emendas sejam revertidas na construção de uma praça no Parque Itália e para outros benefícios na região leste.
Já o vereador Getúlio Andrade (PV) agradeceu ao Prof. Alcides, que, atendendo a um pedido seu, disponibilizou emenda parlamentar que possibilitará a construção de uma praça esportiva que atenderá as regiões do Veiga Jardim, Papillon Park, entre outros. O vereador Diony Nery (PSDB) fez questão de elogiar o deputado Prof. Alcides, a quem classificou como seu “pai político”. Para ele, o parlamentar é “incansável” no trabalho por assegurar recursos para realização de benefícios em dezenas de municípios, com destaque para Aparecida de Goiânia. (H.L. e R.C.)

 

Alcides Ribeiro Filho (Prof. Alcides)

Nascido em Remanso, na Bahia, em 25 de outubro de 1953 – é filho de Marina Soares Ribeiro e Alcides Ribeiro. Teve 17 irmãos

Veio para Goiás no ano de 1968, junto com seu irmão Pedro, à procura de oportunidades e de uma vida melhor, pois, segundo ele, em Remanso não existia possibilidade de trabalho e crescimento profissional

Empresário e escritor.

Filiado ao Partido Progressista (PP).
Além de proprietário de imóveis em Aparecida, Goiânia e na região de Remanso, na Bahia, é proprietário da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), com unidades em Aparecida e Pontalina, em Goiás, Remanso e Casa Nova, na Bahia.

É proprietário do Bazar do Prof. Alcides, empresa bastante conhecida em Goiás, que tem quatro lojas e gera centenas de empregos nas cidades de Aparecida e Porangatu, em Goiás, Remanso e Casa Nova, na Bahia.
Também é proprietário de um mercado em Remanso.

No caso de Aragoiânia, já abriu as portas da sua faculdade para alunos da cidade e conseguiu trazer para o município 100 bolsas universitárias.

É formado em Pedagogia, Economia e Administração de Empresas. Possui 16 pós-graduações e mestrado em Administração Pública.

Foi vereador em Aparecida de Goiânia no período de 1º/02/1977 a 31/12/1982, sendo a sua votação considerada a maior já registrada na história do município, com 594 votos naquela época.

Foi presidente da Loteria do Estado de Goiás (LEG), de 1º de janeiro a 10 de julho de 1999.

Em 1996, chegou a disputar a candidatura para prefeito de Aparecida, mas não venceu.

Em 2006, disputou a eleição para deputado estadual, mas também não foi eleito – nas duas candidaturas era filiado ao PP.

Em 2014, se filiou ao PSC e disputou a eleição para vice-governador, na chapa de Vanderlan Cardoso, no PSB naquela época.

Em 2016, foi candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo PSDB, saindo derrotado com 38.494 votos (18,91%).

Em 2018, foi eleito deputado federal por Goiás com 88.545 (2,92%) dos votos válidos, pelo PP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo