Brasil

Atacarejos crescem e se destacam durante a pandemia

Reforçando tendência de crescimento, nova loja do Atacadão Costa chega a Goiânia na região mais movimentada da cidade

Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em abril deste ano, o preço do conjunto de alimentos básicos aumentou em 16 capitais se comparado ao mês anterior, o que diminui o poder de compra do consumidor. Os brasileiros passaram a buscar por economia para abastecer a despensa de casa. Com isso, o formato dos atacarejos está cada vez mais popular no Brasil e ganhou força no período desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O crescimento desse formato de negócio chegou a ser maior que dos supermercados e hipermercados convencionais. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas de Autosserviço (ABBAS), o Brasil tem atualmente 151 operadoras de atacarejo, responsáveis por quase 1.400 lojas. O setor fatura R$ 130 bilhões ao ano. Os números expressivos explicam por que os investimentos estão avançando, com grandes redes varejistas expandindo as operações para o formato atacarejo. Segundo a instituição, a expectativa é que as mudanças de consumo trazidas pela pandemia levem cada vez mais clientes para lojas onde comprar seja mais fácil – e mais barato.

Os atacarejos são lojas enormes, e oferecem, como o próprio nome sugere, uma mistura entre atacado e varejo, atendendo tanto revendedores e comerciantes quanto o consumidor final. O modelo tem a vantagem de oferecer preços reduzidos para quem opta por comprar em maior volume, tem menor despesa em logística, pois aproveita o espaço de venda também como estoque, entre outros benefícios.

Considerando todos esses fatores, a rede goianiense Atacadão Costa instala sua 11ª unidade e 5ª da Região Metropolitana de Goiânia, na própria capital. O local escolhido foi o Shopping Estação Goiânia, situado no Setor Norte Ferroviário, na região da 44, o segundo maior polo de moda do Brasil. As obras já iniciaram e a previsão de inauguração é em dezembro.

“Essa região é bastante promissora. O Shopping Estação Goiânia se encontra de frente a uma estação do BRT que tem expectativa de movimentação diária de 120 mil pessoas. É uma localização excelente, central, muito próxima a rodoviária”, afirma o responsável por novos negócios da Rede Atacadão Costa, Carlos Toledo.

De acordo com Toledo, a nova loja terá vários diferenciais em relação às demais unidades. “O espaço desta unidade será bem completo. Entre os diferenciais da unidade do Shopping Estação Goiânia estão uma padaria, com fornadas regulares, o que não é comum nesse tipo de estabelecimento, e de lojas de apoio, como uma loja de calçados. O local será bastante atrativo”, ressalta. Em sua estimativa,  a inauguração do atacarejo, prevista para dezembro deste ano, deve proporcionar diretamente cerca de 120 vagas de emprego no local.

Para o Shopping Estação Goiânia, a chegada do novo empreendimento agrega valor e versatilidade ao local. “Estamos passando por um reposicionamento, lançamos recentemente o projeto do novo shopping, que visa entregar uma experiência diferenciada, aliando um conceito ainda não visto na capital, mas já conhecido mundialmente e em grandes centros. A chegada do Atacadão Costa completa ainda mais nosso mix, trazendo fluxo de pessoas e mais uma opção de compra. Seremos um espaço onde as pessoas podem realizar diversas atividades, desde as compras para a casa, até ensino e lazer”, afirma a gerente de marketing do Shopping Estação Goiânia, Juliana Abraham.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo