Notícias

Aumente sua imunidade: conheça 4 opções de frutas que podem ajudar no fortalecimento do organismo

Ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, laranja, pera, ameixa e pêssego se destacam quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico

O ano já começou e, junto às novas metas e hábitos, é essencial não se esquecer dos cuidados diários com a saúde – e a atenção com a alimentação é um dos fatores mais importantes. 

 

A ingestão de frutas é um dos melhores caminhos para aumentar a proteção contra diversas doenças. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que elas são ótimas fontes de componentes antioxidantes “que irão ajudar a manter o sistema imunológico mais resistente e capaz de enfrentar os agressores, como o vírus da gripe. Alguns desses componentes são as vitaminas C, E, os carotenóides e o licopeno”, diz.

Outra função muito importante, é o auxílio para o bom funcionamento do intestino, principalmente por serem fontes de fibras e água. “Nosso intestino é peça chave para uma boa resposta do nosso sistema imunológico. Geralmente, pessoas com problemas intestinais tendem a ter mais problemas com a imunidade”, ressalta a nutricionista.

Apesar da laranja ser a primeira fruta que pensamos quando o assunto é a recuperação de gripes e resfriados, por exemplo, há também outras excelentes opções como ameixa, pêra e pêssego. Todas elas possuem vitamina C e são ricas em fibras, que ajudam indiretamente no reforço da nossa imunidade. Além disso, a ameixa e o pêssego são boas fontes de carotenóides, antioxidantes importantes para a saúde imunológica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas frutas poderosas, que tal incluí-las na sua rotina de um jeito fácil e delicioso? Confira as dicas de receitas da nutricionista Renata Guirau e não deixe de experimentar!

Suchá de laranja com gengibre

1 colher de sopa de gengibre picado

200mL de água

1 laranja sem casca e sem semente

Pedras de gelo (opcional)

Aqueça a água com os pedaços de gengibre até levantar fervura. Conte 5 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e coe. Em seguida, bata no liquidificador ou mixer o chá de gengibre frio, a laranja e o gelo (opcional) e beba sem coar. Se preferir, pode apenas misturar o chá com o suco da laranja espremida.

Pera cozida com canela

1 pera média

1 colher de sopa de mel

1 colher de café de canela em pó

Corte a pera em 4 partes, no sentido do comprimento e acomode em um recipiente que possa ir ao microondas. Acrescente a canela em pó, distribuindo uniformemente pelas partes da pera e finalize regando com o mel. Leve ao microondas por 2 minutos. Retire, veja se os pedaços estão ficando cozidos de forma uniforme e volte novamente ao microondas por mais 2 minutos. Se necessário, repita o processo uma terceira vez, sempre com cuidado ao retirar o recipiente quente do microondas.

Overnight de pêssego

1 pote de iogurte natural

1 pêssego fatiado, sem semente

2 col. de sopa de aveia

2 col. de sopa de sementes de chia

2 col. de sopa de castanhas de caju picadas

Divida o iogurte em duas partes. Misture a aveia em uma das partes e a chia na outra metade. Em uma taça, faça camadas: iogurte com aveia; pedaços de pêssego; iogurte com chia e mais uma de pêssego. Finalize com as castanhas de caju. Armazene na geladeira e consuma no dia seguinte.

Bolo integral de ameixa

½ xícara de coco ralado

½ xícara de farinha de aveia

1 ovo

100mL de leite de coco

½ xícara de uvas passas hidratadas

1 col de chá de fermento em pó

2 ameixas frescas fatiadas

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto as ameixas. Em uma forma de silicone no formato de bolo inglês, forre o fundo com as ameixas fatiadas e em seguida acrescente a massa do liquidificador. Leve para assar em fogo baixo, por cerca de 20 minutos e faça o teste do palito, até que ele saia limpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo