Notícias

Fiscalização flagra festas clandestinas no fim de semana

Goiânia manteve as restrições por mais 14 dias para conter a propagação do novo Coronavírus e o papel da Central de Fiscalização é de suma importância para acompanhar o cumprimento das regras estabelecidas em Decreto. Mas, apesar da gravidade do cenário epidemiológico e aumento assustador dos casos e óbitos, ainda há desrespeito às recomendações de segurança. Somente neste final de semana, a Central de Fiscalização lavrou 25 autos, entre infrações, notificações e fechamentos. Porém, os destaques das ações foram duas festas clandestinas que aglomeraram pelo menos 189 pessoas. 

Equipes de Vigilância Sanitária, Amma, Seplanh, Guarda Municipal Metropolitana, Bombeiros e Polícia Militares atuaram nas ações de sexta-feira (12/3) a domingo (14/3). Ao todo, foram aplicados 13 autos de infração, um de apreensão, duas notificações e oito fechamentos. As ações se deram em estabelecimentos, festas, eventos e outras situações de aglomeração que chegaram à central por meio de denúncias feitas pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. As situações mais graves foram detectadas em duas festas clandestinas realizadas nas noites de sexta e sábado. 

No Residencial Talismã, 29 pessoas e um veículo de som automotivo produziram poluição sonora e aglomeração na noite de sexta-feira. No sábado (13/3), pelo menos 160 pessoas se reuniram em uma chácara no Jardim da Rosa, ao  lado do Setor Buena Vista I. Uma observação importante é que o local é reincidente, ou seja, outras chamadas foram feitas para reuniões na mesma chácara. “A fiscalização existe, multas e punições são aplicadas, mas é preciso que a população coopere. Se não houver colaboração por parte das pessoas em não aglomerar e seguir os protocolos, nunca conseguiremos vencer a pandemia”, alerta Jadison Tavares, diretor da Vigilância Sanitária e coordenador da Central de Fiscalização.

Atualmente cerca de 150 auditores fiscais e guardas civis metropolitanos trabalham diuturnamente para coibir irregularidades. Somente no mês de março, foram feitas pelo menos 7994 abordagens, com 142 notificações, 128 autuações e 448 fechamentos. “Sabemos o quão delicada a situação está para todos, sob o ponto de vista econômico e social. Mas, quanto antes colaborarmos, mais cedo poderemos voltar, ainda que gradativamente, às atividades normais. E mais importante, salvando vidas”, alerta o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Boletim epidemiológico
Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (12/3), Goiânia já tem 121.242 casos confirmados do novo Coronavírus, sendo que 639 foram notificados em 24 horas. Desde o início da pandemia, a capital perdeu 2.943 vidas para a Covid-19. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo