Notícias

”Batalhão Maria da Penha de Goiás é referência no Brasil”, afirma ministra Cristiane Britto

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos considerou Caiado “grande parceiro do nosso ministério

Da Redação

O governador Ronaldo Caiado participou, no último sábado (18), da entrega de seis viaturas ao Batalhão Maria da Penha em solenidade do programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), do governo federal. O ato, na sede da Conab, em Goiânia, contou com a presença da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto.

“Primeira unidade da federação, o Batalhão Maria da Penha de Goiás é referência no nosso Brasil. Hoje, recebi a feliz notícia de que, desde sua criação, em 2020, não perdemos nenhuma mulher para o feminicídio. Isso significa que essa política funciona e por isso precisamos investir”, salientou a ministra. “Vocês são os anjos da guarda daquela mulher que tem medida protetiva, precisa reconstruir sua vida, mas teme por sua segurança. Se depender de nós esses agressores não vão ter tranquilidade”, afirmou.

O valor do convênio é de R$1.150.000,00. “Quero aplaudir a ministra Cristiane e o governo federal pela iniciativa em parceria com o Governo de Goiás”, exaltou Caiado, que frisou que Goiás é o único Estado no País a ter um Batalhão Maria da Penha. “Aqui não fechamos os olhos, nem jogamos para debaixo do tapete. Se em outros Estados dizem que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’, aqui nós metemos a algema”, asseverou o governador. Cristiane também classificou Caiado como “grande parceiro do nosso ministério”. “Fico feliz de saber que aqui em Goiás vocês entenderam que a pauta da criança e da mulher é suprapartidária”.

TELEFONE PARA DENÚNCIAS EM CASOS DE VIOLÊNCIA FAMILIAR

As mulheres que se sentirem ameaçadas ou forem vítimas devem acionar a Patrulha pelo 190 ou pelo número das viaturas. Na capital o número do telefone é o (62) 9-9930-9778.

24 veículos foram destinados a conselhos tutelares

Na solenidade também foi formalizada a destinação de 24 veículos e kits de equipagem (computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet) para conselhos tutelares do estado de Goiás, com investimento total de R$ 4,3 milhões. “Crianças são prioridade número um. A elas, entregamos o futuro do Estado e País”, destacou Caiado, que acrescentou: “A única ferramenta capaz de estancar o ciclo da pobreza é a educação”. Já a ministra afirmou que a iniciativa é uma estratégia em nível nacional de fortalecimento destas entidades. “São os que estão na ponta, no município, que acolhem crianças em situação de violência”, observou.

Também participaram do evento a coordenadora geral de Articulação Nacional de Combate à Violência contra as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Renata Braz das Neves; secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha; secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas em Goiânia, Cida Garcêz, representante do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; comandante-geral da PMGO, coronel André Henrique Avelar de Sousa; presidente do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), Vinícius de Cecílio Luz; além de prefeitos, vereadores, conselheiros tutelares e assessores parlamentares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo