Esporte

Brasil e Espanha: vale o bicampeonato olímpico

Neste sábado, 7, é dia de decisão. Dia de conhecer o campeão do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A medalha de ouro será disputada entre Brasil e Espanha, às 8h30 (de Brasília). O confronto será o terceiro entre as duas equipes na história olímpica.

O primeiro embate entre as duas seleções foi em 1968, nos Jogos do México. Em sua estreia na edição, a seleção brasileira acabou derrotada por 1 a 0 na capital mexicana. O resultado complicou muito a vida do Brasil, que, com empates contra Japão e Nigéria, terminou ainda na fase de grupos.

O troco do Brasil veio oito anos depois, nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Na partida que marcava a estreia da Espanha naquela Olimpíada, a seleção brasileira venceu por 2 a 1, com gols de Rosemiro e Fraga. A vitória encaminhou a classificação do Brasil e acabaria eliminando a Espanha, que não conseguiu superar a Alemanha Oriental no mesmo grupo.

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira está invicta nos Jogos de Tóquio, com três vitórias, dois empates, oito gols marcados e três sofridos. A Espanha também chega à decisão sem derrotas, com exatamente os mesmos números do Brasil. As duas seleções têm um título olímpico cada, e as conquistas foram em casa: espanhóis em Barcelona 1992 e brasileiros na Rio 2016.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo