Notícias

Brasil: mulheres são maioria entre bolsistas de mestrado e doutorado

Elas somam 195 mil matriculadas em cursos ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que conta, ao todo, com 364 mil estudantes

As mulheres são maioria entre os bolsistas de mestrado e doutorado no Brasil. Elas somam 195 mil matriculadas em cursos ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que conta, ao todo, com 364 mil estudantes.

Além de estarem em alta na pesquisa, no ensino, no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação brasileiras, as mulheres também estão fazendo bonito na produção de artigos científicos. Atualmente, 72% dos materiais produzidos no Brasil são de autoria feminina, de acordo com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

A diretora de Avaliação da Capes, Sônia Bao, destaca a construção que vem sendo feita para que as mulheres cheguem ao topo da pesquisa no país. De acordo com a gestora, áreas, antes com pouca ou nenhuma participação feminina, desde a graduação, hoje têm uma presença feminina significativa em seus cursos.

“É preciso aumentar a base para conseguir chegar às posições de destaque. […] Isso é transferido para a pós-graduação, para professores do ensino superior, logo, para pesquisadoras”, afirmou Sônia.

Fonte: Ministério da Educação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo