Notícias

Busca ativa por pessoas com sintomas de Covid-19 em Aparecida chega no Jardim Tiradentes

Dando continuidade à ação que foi pioneira no estado de Goiás, agora a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizará a busca ativa de pessoas com sintomas de Covid-19 no Jardim Tiradentes. Para tanto, 110 agentes de saúde realizarão visitas domiciliares por todo o bairro, nos dias 13, 14 e 17 de agosto, das 8 às 16h.

Moradores suspeitos de estarem contaminados pelo novo Coronavírus serão encaminhados para a testagem com o exame RT-PCR padrão ouro na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A iniciativa permite o diagnóstico precoce da Covid-19 em uma das localidades com maior prevalência da doença. Dos 930 casos ativos hoje em Aparecida, segundo boletim epidemiológico da última terça-feira (11) 47 se concentram no Jardim Tiradentes. A expectativa é visitar 6.600 imóveis da região durante esses três dias.

A ação desta semana é a quarta frente de busca ativa realizada na cidade. “Já visitamos mais de 12 mil residências no Buriti Sereno e no Independência Mansões, que resultaram em cerca de mil pessoas testadas. Na última semana, a ação ocorreu na Cidade Vera Cruz 1 e 2, onde visitamos 6.200 residências e realizamos 847 coletas para o RT-PCR. Agora chegou a vez do Jardim Tiradentes”, informou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, a iniciativa da Prefeitura de buscar possíveis infectados em suas residências possibilita conhecer a realidade de cada pessoa e viabiliza o tratamento correto, quebrando assim a cadeia de transmissão nos bairros: “Com o diagnóstico em mãos, vamos isolar e tratar os doentes antes que o quadro clínico deles se agrave”.

Como funcionam as visitas

A busca ativa em Aparecida é realizada por agentes de saúde que já são conhecidos pela população, visto que o trabalho rotineiro deles compreende em visitas domiciliares. Nesta ação em específico, eles entregam materiais gráficos contendo explicações importantes a respeito do Coronavírus, orientam os moradores e preenchem um formulário com os dados pessoais dos responsáveis da casa e com informações sobre pessoas que estejam sentindo os sintomas da Covid, que tenham tido contato com algum caso positivo ou que sejam dos grupos de risco. Se necessário, eles encaminham essas pessoas para realização do teste RT-PCR.

“É um reforço ao trabalho que já vem sendo realizado e que auxilia as equipes na identificação de casos suspeitos e no monitoramento de indivíduos com doenças crônicas”, explicou o diretor de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, Giovani Melo.

Testagem em massa

Com a busca ativa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua ampliando a testagem em massa iniciada no dia 22 de abril com a contratação de um laboratório conveniado ao SUS. Hoje já são mais de 67 mil testes realizados, somente do tipo RT-PCR padrão ouro. Assim, o município já testou 11% dos 578.179 moradores locais, alcançando um índice de testagem que é o triplo do Estado (2,61%) e do País (2,53%).

“Desde o início do enfrentamento à pandemia em nossa cidade temos nos pautado nas recomendações da OMS e a testagem em massa tornou-se um pilar muito importante em nossas estratégias. Há cerca de cinco meses trabalhamos para que todos os moradores tenham acesso ao diagnóstico da Covid e nos tornamos referência nacional em testagem, com iniciativas ousadas, criativas e cientificamente comprovadas”, destacou o Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Atualmente os testes RT-PCR são feitos de segunda à sexta-feira, em dois drive-thrus, e diariamente nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant), além de UBSs. Para ter acesso ao exame é necessário ser morador de Aparecida e estar com sintomas da Covid-19. O teste pode ser feito mediante indicação médica ou agendamento prévio pelo 0800-646-1590.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo