Notícias

Cadastro de postos aplicadores da versão digital do Enem termina domingo (20)

Instituições interessadas em compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA) para aplicar a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo (20), para efetuar o cadastro no sistema da RNPA. As instituições aptas também se credenciam à aplicação de outros exames e avaliações digitais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O credenciamento é válido por até dois anos e pode ser renovado por períodos iguais, mediante solicitação da instituição. A renovação da credencial será reavaliada pela equipe do Inep.

Podem se candidatar instituições públicas e privadas que possuírem, pelo menos, duas salas ou dois laboratórios de informática com, no mínimo, dez computadores. O conjunto de requisitos exigidos pelo Inep podem ser encontrados na Portaria n.º 473, de 28 de julho de 2020. Ao realizar o cadastramento, a instituição deve designar um profissional para coordenar todas as etapas para a composição da RNPA. O Inep tem o prazo de 60 dias úteis para analisar as informações, que começa a ser contado a partir da data final do período de cadastro. O Inep não divulgará lista das instituições credenciadas. É responsabilidade única e exclusiva do coordenador responsável pelo cadastro verificar a condição da instituição cadastrada, no sistema da RNPA.

Caso as instituições não apresentem capacidade suficiente para o atendimento de todos os participantes em determinado município de prova, ou estejam distantes das áreas de grande densidade populacional de participantes, empresas autorizadas pelo Inep podem captar outras instituições além das cadastradas, de modo excepcional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo