Goiás Online

Caiado consolida
projeção nacional

Helton Lenine 

Neste turbilhão político e sanitário que a Covid-19 trouxe, o governador Ronaldo Caiado (DEM/foto) tem agido com ponderação e respeitado a regra do equilíbrio em tempos de crise global. Caiado busca um ponto de convergência entre as lideranças nacionais, participando ativamente de reuniões e movimentos que aproximem o Palácio do Planalto de governadores, prefeitos e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.

“Salvar vidas”
A pauta do governador Ronaldo Caiado (DEM) está preenchida por compromissos direcionados para o combate à Covid-19 em Goiás.

Isolamento
Desde a morte de Maguito Vilela, o prefeito Gustavo Mendanha sofre certo isolamento junto à cúpula do MDB de Goiás. Por que será?

Distanciamento
Até Daniel Vilela, “carne e osso” com o prefeito de Aparecida de Goiânia, tem mantido poucos contatos com Gustavo Mendanha.

Mudanças
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) deve anunciar esta semana os novos secretários de Administração e Cultura, e também da Comurg, cargos até então ocupados por emedebistas.

Novo posto
Exonerada da Secretaria de Administração da Prefeitura de Goiânia, Marcela Teixeira deve ocupar uma superintendência no governo estadual, a convite de Ronaldo Caiado. Marcela é próxima de Iris Rezende.

Da família
Vereador Clécio Alves (MDB) indicou o filho Luan Alves a Rogério Cruz para o cargo de presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Recuperação
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), permanece em casa, por recomendação médica, já que testou positivo para a Covid-19. Também estão com a doença a esposa, dois filhos e o pai.

Em São Paulo
O ex-deputado estadual Léo Mendanha, pai de Gustavo Mendanha, segue internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento às complicações da Covid-19.

Quase
Há quem diga que o MDB deve desembarcar da gestão do prefeito Rogério Cruz muito em breve.

Ou não
Entretanto, pode ser uma decisão apenas de cúpula – muitos emedebistas de escalões menores estão dizendo que “o que vale é o plano de governo pensado por Maguito, não importa quem o executa”.

Acompanham?
Mesmo se houver um desembarque do MDB da Prefeitura de Goiânia, é muito difícil que grande parte do primeiro e segundo escalões empossados em janeiro deixe seus cargos para acompanhar a cúpula emedebista.

Fundão
Já está em franca movimentação a corrida dos partidos políticos em busca de nomes para compor as chapas de deputado federal. Aliás, só lembrando que os dez deputados federais mais votados do Brasil representam, sozinhos, R$ 230 milhões para suas siglas: cerca de R$ 38 por voto recebido.

Rogério Cruz: afinidade e elogio de Ronaldo Caiado
A decisão do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos/foto), em seguir o decreto estadual no modelo 14×14 é vista como um gesto “pela vida” por Ronaldo Caiado. O governador, inclusive, elogiou a atitude do prefeito em seus perfis nas redes sociais: “Salvar vidas acima de tudo.”


RESUMO

Recolhido para evitar complicações da Covid-19, o prefeito Gustavo Mendanha segue trabalhando por home office, com despachos, por videoconferência, com secretários e assessores diretos.

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que cria a logomarca de Aparecida de Goiânia. O ícone homenageia a bandeira do município, a reconhecendo como símbolo oficial da cidade.

Presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha diz que o seu partido só vai discutir sobre o lançamento de candidatos majoritários e proporcionais a partir de janeiro de 2022.

Prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP/foto) está 100% afinado com o governador Ronaldo Caiado, tanto na esfera administrativa quanto na política. “Estaremos com Caiado nas eleições de 2022.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo