Goiás Online

Caiado dá exemplo ao País
ao estender as mãos ao DF

Helton Lenine 

O governador Ronaldo Caiado (foto) usou as redes sociais para pregar a união dos entes federados nas ações de enfrentamento à pandemia e citou dados da SES/GO para mostrar que Goiás tem estendido as mãos a todos os demais Estados brasileiros, sem restrições. Segundo o democrata, aqui no Estado já foram aplicadas 14.849 doses da vacina contra a Covid-19 em moradores do DF que procuraram os postos goianos. Ao contrário de Ibaneis Rocha, governador do DF, Caiado defende que o Brasil é uma só nação, o sistema de saúde é único e que o cidadão tem direito à assistência onde ele esteja, independentemente de onde resida.

Maturidade
O ex-deputado federal Daniel Vilela, presidente do MDB de Goiás, demonstra maturidade em declarações dadas à imprensa nos últimos dias. Em dado momento, Daniel chegou a pontuar que tem buscado se espelhar no seu pai, o ex-governador Maguito Vilela. “Lembro todo dia que preciso ser mais Maguito e menos Daniel”, disse.

Explicação
Segundo Daniel Vilela, à medida que o tempo vai passando, a tendência é o amadurecimento, o aprendizado de toda a vida vai sendo absorvido e eventuais erros vão diminuindo. “Acho que isso é mais da idade, da própria juventude. E a idade vai passando e a gente vai também amadurecendo, não tenho dificuldades de reconhecer isso”, frisa.

Decente
Independente de uma possível aliança para 2022, Daniel Vilela fez elogios à pessoa do governador Ronaldo Caiado, a quem chamou de “correto e decente”. O emedebista lembrou da deferência prestada pelo democrata ao seu pai e à família, inclusive sugerindo, na condição de médico, que Maguito fosse transferido para São Paulo poucos dias depois de contrair a Covid-19.

Eleições 2022
Daniel Vilela deixa claro que não pretende concorrer ao governo do Estado nas eleições do ano que vem e deixa as portas abertas para uma eventual candidatura a vice-governador, senador ou deputado federal.

CPI da Covid
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou ato que disciplina o funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A CPI terá sua primeira reunião de forma semipresencial. Nessa reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.

CPI da Covid II
Com reunião marcada para a próxima terça-feira, a CPI da Covid elegerá o senador Omar Aziz (PSD/AM) para presidente, que indicará o senador Renan Calheiros (MDN/AL) para relator.

CPI da Covid III
A CPI da Covid foi criada com o intuito de investigar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. Também será apurada a aplicação dos recursos da União repassados aos demais entes federados – Estados e municípios.

Multa
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) encaminhou denúncia ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para que seja multado por provocar aglomeração e não utilizar máscara de proteção facial durante visita a Goianápolis (GO), sábado, 17.

Multa II
Baseado no decreto estadual 9.848, de 13 de abril de 2021, Elias Vaz pede multa de R$ 2 mil a R$ 5 mil, uma vez que o presidente é reincidente, com registros de comportamentos similares ocorridos em São Simão e Águas Lindas de Goiás.

Lula lá
Pesquisa realizada pelo Instituto PoderData aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 18 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno na corrida ao Palácio do Planalto em 2022. O petista pontuou 52% contra 34% de Bolsonaro.

Nova derrota
Apresentador Luciano Huck (sem partido) também derrotaria Jair Bolsonaro na simulação, com 48% contra 35% do atual presidente.

Outros adversários
Contra outros três possíveis adversários, Jair Bolsonaro conseguiu obter três empates técnicos. O presidente conseguiu 38% contra 37% de João Doria (PSDB). Já contra Sergio Moro (sem partido), Bolsonaro obteve 38% contra 37% do ex-ministro da Justiça. Na simulação de Bolsonaro contra Ciro Gomes (PDT), o resultado foi de 38% para cada.

Com a morte de Léo, Tarcísio assume a presidência do MDB
Com a morte de Léo Mendanha no último dia 6, o advogado e ex-vereador Tarcísio Francisco dos Santos (foto) assumiu a presidência da executiva do MDB de Aparecida de Goiânia. Ele era vice-presidente. O empresário José Luiz Celestino agora é o primeiro vice-presidente e a vereadora licenciada Valéria Pettersen, a segunda vice-presidente. O ato foi comunicado ao presidente do MDB estadual, Daniel Vilela.

RESUMO

O governador Ronaldo Caiado (DEM) retomou as suas viagens ao interior do Estado, após ter dedicado a maior parte de sua agenda, este ano, às ações de combate à pandemia da Covid-19.

A retomada das agendas de Ronaldo Caiado nos municípios vem num momento em que o governo estadual percebe tendência de melhora nos números da pandemia em Goiás.

Desgastado pelos fracassos nas eleições de 2018 e 2020, o PSDB tenta recuperar o espaço perdido, mas, até agora, não surtiram efeitos os contatos feitos com os demais partidos de oposição, como o MDB.

A PEC de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de autoria de Henrique Arantes (MDB/foto), já recebeu apoio de 26 dos 41 parlamentares, 12 a mais do que as 14 necessárias para tramitação na Alego. “As Câmaras Municipais fiscalizam as prefeituras. Não há necessidade de Tribunal de Contas de Municípios.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo