Política
Tendência

Caiado deflagra ampla articulação para pacificar a base e consolidar a reeleição

Governador conversa com lideranças políticas em Rio Verde, Goianésia, Catalão e Anápolis e contorna contrariedade com escolha de Daniel Vilela (MDB) para vice-governador em sua chapa às eleições de 2022

Matéria de Helton Lenine – Impresso

O governador Ronaldo Caiado (DEM) entrou em campo para pacificar a base aliada, buscando ampliar as alianças partidárias e reforçar a campanha pela reeleição em 2022. Alguns “bolsões” de insatisfações surgiram no entorno do Palácio das Esmeraldas a partir da confirmação de Daniel Vilela (MDB) como candidato a vice-governador na chapa de Caiado.

O primeiro passo foi dado pelo governador em Rio Verde, quando visitou o município, dia 26 de setembro, para uma conversa reservada com o prefeito Paulo do Vale (DEM) e com o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB).

Inicialmente cotado como pretendente à vaga de vice-governador, Lissauer Vieira compreendeu as razões do Palácio das Esmeraldas pela escolha da aliança com o MDB e bateu o martelo sobre sua candidatura a deputado federal pelo Progressistas ou PSD. A escolha final só vai ocorrer no final de março do ano que vem, época da janela partidária.

Paulo do Vale reafirmou o seu compromisso de apoiar a candidatura de Lissauer Vieira à Câmara Federal, em retribuição ao gesto do presidente da Alego, que esteve em seu palanque pela reeleição, em 2020, em Rio Verde.

Paulo do Vale, sobre a escolha de Daniel Vilela para vice na chapa governista, disse que o respaldo à reeleição do governador Ronaldo Caiado está acima de interesses individuais. Vale, por apoiar Caiado em 2018, foi expulso do MDB, em 2019, por iniciativa de Vilela.

Caiado também esteve em Goianésia, onde conversou demoradamente com o prefeito Leonardo Menezes, o Leozão (DEM), e com o ex-prefeito Renato de Castro, atual presidente da Codego, sobre a importância da aliança DEM/MDB. O governador mostrou a importância e a necessidade de a base seguir coesa rumo às eleições majoritárias e proporcionais de 2022.

No encontro, ficou acertado que Renato de Castro vai se desincompatibilizar do cargo público, em dezembro ou janeiro, para disputar mandato à Assembleia Legislativa. Como não foi expulso em 2018, Renato segue filiado ao MDB. O governador ainda aproveitou o último domingo, 3, para ir a Catalão e se encontrar com o prefeito Adib Elias (Podemos), o principal insatisfeito com a presença de Daniel Vilela na chapa majoritária da base governista. Como se sabe, Adib, por apoiar Caiado em 2018, foi expulso do MDB em 2019.

O governador ressaltou a importância de Adib Elias ao liderar a dissidência do MDB em favor de sua candidatura a governador e, também, como coordenador-geral da campanha de 2018. Pediu ao prefeito compreensão pela decisão de realizar a aliança DEM/MDB. Caiado vai voltar a conversar com Adib Elias nos próximos dias, segundo um auxiliar do governador.

Finalmente, com intermediação de Daniel Vilela, o governador teve encontro, semana passada, no Palácio das Esmeraldas, com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, deputado federal Adriano do Baldy e com o ex-ministro Alexandre Baldy, presidente do Progressistas em Goiás. Atuam também em favor da recomposição política as lideranças nacionais do Progressistas, como o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (AL) e o senador Ciro Nogueira (PI), atual ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e presidente nacional do partido.

A conversa teve como ponto alto a reaproximação do Progressistas com Caiado, já que o partido se afastou do Palácio das Esmeraldas desde as críticas de Alexandre Baldy ao governador no final de janeiro, por ocasião da eleição do presidente da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo