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Caiado investe pesado nas obras e prioriza rodovias

Governador recupera a malha rodoviária, mas também investe em Saúde, Educação, Segurança, Meio-Ambiente e em programas de inclusão social

O governador Ronaldo Caiado (DEM) trabalha priorizando a malha rodoviária, além de investir em Saúde, Educação, Segurança, Meio-Ambiente e em programas de inclusão social, resgatando compromissos firmados durante a campanha eleitoral de 2018. Caiado quer chegar à reeleição com obras espalhadas pelos 246 municípios goianos. “Goiás é um canteiro de obras”, proclama o governador, ao lembrar que recuperou completamente as finanças do Estado em três anos de gestão.

Para a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, Goiás era um Estado endividado em janeiro de 2019. “Graças à credibilidade do governador e ao apoio da população, o Estado fez o dever de casa, cortou gastos e arrumou as contas públicas. Hoje, Goiás está investindo em obras e pagando o funcionalismo dentro do mês trabalhado. As perspectivas são as melhores possíveis”, diz a secretária.

O governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), já investiu R$ 1 bilhão em obras de pavimentação, recuperação da malha viária, construção de pontes, entre outras ações nas estradas e nos municípios até o final de 2021. Já foram entregues 1.860 quilômetros de rodovias reformadas, em trechos estratégicos para o desenvolvimento goiano – a meta é deixar todas as GOs em ótimo estado de conservação.

Os investimentos em infraestrutura são realizados dentro do programa Goiás em Movimento, dividido pela Goinfra em eixos – pavimentação, duplicação, obras civis, sinalização, pontes e outros. No escopo do programa estão a implantação e a substituição de mais de 180 pontes, a maioria aguardada há anos por moradores de regiões historicamente negligenciadas por gestões passadas, caso do Norte e Nordeste goianos, além do Entorno do Distrito Federal.

Há ainda construções e reformas de hospitais, unidades penitenciárias, ginásios de esportes e outras edificações executadas sob a responsabilidade técnica da agência. “Imprimimos em Goiás a marca de uma gestão com novo padrão de engenharia e de qualidade”, resume Pedro Sales. O momento é de ampliar o volume de frentes de serviços. Depois de dois anos de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas, além do enfrentamento à pandemia da Covid-19, é hora de intensificar o lançamento de obras pelo Estado e acelerar as entregas, destaca o dirigente.

Confira onde a malha viária já está recuperada

O programa de obras lançado pelo governador Ronaldo Caiado sob o nome de Goiás em Movimento investe em rodovias dos eixos estruturantes e prioritários do Estado, a exemplo da reforma de mais de 200 quilômetros de estradas entregue no 1º trimestre deste ano, que contemplou rotas turísticas, corredores de escoamento de grãos e trechos de alta circulação de veículos. Muitos deles em atendimento a antigas reivindicações, como é o caso da revitalização da GO-213, entre os trevos de Caldas Novas e de Rio Quente, e da GO-338, que liga Pirenópolis a Posse d’Abadiânia.

Também foi resolvida uma demanda histórica com o recapeamento da GO-462, que liga Goiânia a Santo Antônio de Goiás, que Caiado recebeu semidestruído. As equipes da Goinfra também focaram esforços no recapeamento da GO-222, entre Anápolis e Nerópolis, importante corredor até a GO-080, além de rota de escoamento da produção das indústrias farmacêuticas e do setor de alimentos, em trajeto alternativo para Goiânia. Elas estiveram ainda na GO-330, entre Campo Limpo e Ouro Verde, e reformaram mais uma rodovia próxima a Anápolis.

Dentro do eixo Manutenção, o trabalho segue firme para a conclusão de mais quilômetros de trechos reformados. No Entorno do Distrito Federal, por exemplo, as máquinas estão concentradas no recapeamento de 46,45 quilômetros de rodovias nos perímetros urbanos dos municípios de Formosa, Padre Bernardo, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Cidade Ocidental e Santo Antônio do Descoberto, contabilizando melhorias realizadas nas GOs- 116, 430, 230, 520, 534, 521 e 225, com investimento de R$ 11,2 milhões. Há frentes de serviço de recapeamento ainda na GO-164, entre São Miguel do Araguaia e a divisa de Goiás com o Tocantins; na GO-230, entre Goianésia e a Vila São Propício; na GO-422, de Aparecida do Rio Doce ao entroncamento com a GO-174; na GO-333, de Rio Verde a Paraúna; na GO-325, de Arantina a Santa Helena; entre outros trechos.

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