Notícias

Embaixadores africanos discutem negócios com empresários goianos

O evento aconteceu na semana passadae teve como mediador o empresário e especialista em Direito Empresarial, Wellington Romanhol

Nesta quinta-feira (6), a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO), em Goiânia, foi palco do primeiro Business Forum Goiás-África, que teve como objetivo estreitar os laços e promover uma rodada de negociação entre empresários goianos e representantes de 17 embaixadas africanas. Lemarron Kaanto, embaixador do Quênia, afirmou estar ansioso para começar os negócios em parceria com o Estado de Goiás.

Entre os produtos que os africanos desejam importar, estão o açúcar, armamento de máquinas agrícolas, arroz, laticínios, carne, cereais, couro e outros. Fazendo o caminho inverso, pretendem exportar para cá principalmente artesanato e artefatos culturais, além de pedras preciosas, cannabis medicinal, óleos minerais, madeira, carvão, especiarias, etc.

“Existem muitas oportunidades para se exportar para a África, mas é necessário fortalecer e viabilizar meios de conexão para gerar conhecimento e confiança nas transações”, explica o advogado empresarial Wellington Romanhol, responsável pelos trâmites legais das negociações. “Nós temos trabalhado juntamente com cada delegação e cada país de acordo com sua legislação. Grandes negociações requerem total segurança jurídica. E quanto mais o país exportar, mais se gera riqueza e renda interna”, resume o especialista.

Participaram do evento, além de empresários goianos e delegações de Botsuana, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné, Malawi, Mali, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, Tanzânia, Togo, Zambia e Zimbábue, representantes do Governo Estadual – como a chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Paula Coelho, o superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Plínio Viana, e o chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Giordano de Souza -, o analista de comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Raphael Garcez Siqueira, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e o conselheiro de assuntos internacionais da Fecomex, Marcelo Gomes.

Wellington Romanhol avalia o evento como “histórico”, por ser a primeira vez que as embaixadas africanas se unem em um Fórum de Negócios. “Foi uma grande oportunidade de estreitar laços e fazer negócios, visando os interesses comerciais e econômicos de Goiás com este continente promissor”, complementa.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo