Política

Caiado tem a terceira maior aprovação entre os 27 governadores

Chefe do Executivo goiano tem 59,1% de aprovação no levantamento feito pelo Instituto Exata OP. A lista é liderada, respectivamente, pelos governadores do Ceará e de Alagoas

Reprodução/ Instagram

Helton Lenine

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é o terceiro governador com a maior aprovação popular do País e o mais bem avaliado entre os gestores que estão em primeiro mandato. O governador de Goiás tem 59,1% de aprovação. Os números são da pesquisa Exata Opinião Pública, realizada entre os dias 23 de abril e 1º de maio, em todos os Estados brasileiros.

A lista é liderada, respectivamente, pelos governadores do Ceará e de Alagoas. Curiosamente, os números referem-se aos mandatos de Camilo Santana (PT) e Renan Filho (MDB), que renunciaram ao cargo no início de abril para disputar novo mandato em outubro. Em Alagoas, a Assembleia Legislativa fará eleição indireta no próximo domingo, 15, para escolher um novo governador.

Em Goiás, a Exata OP registrou uma aprovação consistente do governador Ronaldo Caiado, de 59,1%. Aqueles que reprovam o chefe do Executivo estadual somam 32,1%, enquanto 8,8% não souberam responder ou não avaliaram. O levantamento mostra um saldo positivo de 27 pontos – diferença entre aqueles aprovam e que reprovam a atual gestão.

Nos números estratificados da pesquisa, o governador Ronaldo Caiado recebeu mais menções positivas entre as pessoas do sexo feminino (60%), com mais de 60 anos (62,3%), de 45 a 59 anos (60,5%) e ainda entre aqueles com ensino médio (63,1%). Em todo o País, foram entrevistados, por telefone, 15,6 mil eleitores.

Em Goiás, o levantamento ouviu 600 pessoas, com margem de erro máxima de 4,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. Instalado em Brasília e dirigido por Marcus Caldas, o Instituto Exata OP tem mais de 20 anos de atuação no mercado de pesquisas eleitorais, de opinião, mídia e de mercado.
Reeleição
A popularidade do governo de Goiás e também o prestígio pessoal do governador Ronaldo Caiado (DEM) junto à população dos 246 municípios do Estado, confirmados em pesquisas realizadas em 2020, 2021 e 2022 por diversos institutos, mostram que o democrata caminha para a reeleição no pleito de 2 de outubro.

A alta popularidade de Ronaldo Caiado deriva de sua decência pessoal e da eficiência como gestor. Institutos como Grupom, Serpes, Fortiori, Diagnóstico, Paraná e Directa fizeram levantamentos nos municípios para avaliar a aprovação ou rejeição do governo de Goiás e os resultados foram expressivos, com respaldo da comunidade às ações do Governo Caiado.

Outro fator que favorece o projeto de reeleição do governador, já no primeiro turno, é a boa avaliação pessoal de Caiado, com a população enfatizando que se trata de um gestor “bem-intencionado, honesto, cumpridor dos compromissos firmados na campanha eleitoral de 2018 e duro no combate à corrupção”.
Os levantamentos mostram que a gestão de Ronaldo Caiado é bem avaliada pela maioria dos eleitores – e em todas as cidades pesquisadas. Trata-se de uma avaliação acima da média – considerando que o País passa por uma grande crise econômica e uma grave crise de saúde pública, por causa do coronavírus que surgiu em março de 2020.

Outro dado relevante extraído das pesquisas: a popularidade de Caiado ocorre em todos os estratos sociais – jovens, idosos, mulheres, homens, classe média baixa, média e alta, formadores de opinião, trabalhadores, empresários etc. A decisão de investir recursos em áreas fundamentais como saúde (combate ao coronavírus), educação, segurança pública e infraestrutura (recuperação e construção de rodovias) faz do Governo Caiado um dos mais bem avaliados do País, registram os pesquisadores.

Em Goiânia, onde o morador é crítico em relação aos governos federal, estadual e municipal, o Governo Caiado é bem avaliado, com mais de 55% de aprovação, segundo os levantamentos. Em cidades importantes como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Luziânia, Formosa e Goianésia, Caiado rompe os 70% de aprovação popular.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo